terça-feira, 22 de abril de 2008

Joel e a estaca zero

"Vou receber em 30 meses mais do que recebi em 30 anos".

Com essa frase Joel Santana jusitificou sua saída do Flamengo, além do fato de dirigir o país-sede da Copa 2010. Alguém imaginava o Natalino (especialista em estaduais e em tirar o Fla do rebaixamento) nessa situação algum dia?

Portanto, como estamos falando de futebol profissional, nada de lamentações. No calculismo que deve guiar as importantes decisões da vida, Joel fez o que deveria fazer.

Isso posto, mesmo entendendo perfeitamente a escolha de Joel, é inegável que o Flamengo agora está à deriva. Numa boa situação (na final do Carioca, nas oitavas da Libertadores), mas à deriva.

Podemos até acreditar que o time fará tudo para dar um título estadual como presente de despedida. Mas e na competição continental? Começar a fase eliminatória com um novo comandante é mais complicado do que se pensa.

A relação dos jogadores com Joel era bem definida, há quase um ano. Agora, zera tudo e fica o mar de incógnitas: como será o estilo do próximo? Como vai armar o time? O novo técnico, por pretensa segurança, manterá o esquema atual? Conhecerá o elenco para saber mexer? Os jogadores pensam: continuarei titular? Terei mais chances do que agora?

Questões legítimas que necessitariam, no mínimo, de uma pré-temporada para começarem a ser respondidas.

E se os resultados não vierem, a diretoria do Flamengo vai manter o sangue-frio e manter o planejamento a longo prazo (como fizeram com Ney Franco e o próprio Joel)?

A nação rubro-negra está em suspenso.

PS: Geninho e Parreira como possíveis opções? Pelmordedeus...

2 comentários:

Eric disse...

Leva o Delegado! hahahaha

Anônimo disse...

Romário tá dando sopa...