quarta-feira, 9 de abril de 2008

Uma paradinha

É briga de grandes goleiros: Marcos, do Palmeiras, ficou decepcionado por Rogério Ceni utilizar a paradinha para cobrar um pênalti. É aquele sentimento de traição à classe, que já não pode se adiantar na hora da cobrança e dificilmente pegará um chute no ângulo ou no cantinho. A não ser que exerçam a "fácil" arte da adivinhação...

O rei Pelé cobrava pênaltis com paradinha. Não sei se ela chegou a ser proibida pela Fifa em algum tempo. O certo é que ela voltou, e agora até seus algozes (os goleiros) a utilizam - Tiago, do Vasco, fez o mesmo contra o Cardoso Moreira.

Mas é justo ou não permitir a paradinha? São Marcos argumenta que os goleiros já estão em bastante desvantagem no momento. Valdir Peres tentava desconcentrar os batedores com muita troça e piadas. Às vezes conseguia, como foi com o excelente cobrador Breitner, da Alemanha, em amistoso contra o Brasil.

Que me desculpem os guarda-redes, mas é muito bom ver o goleiro caindo sem chance na hora da paradinha. Paradoxalmente, acho a defesa de um pênalti sempre mais bonita do que o gol do mesmo jeito.

Em suma, de polêmicas e lances fora do comum também se constrói o charme do futebol.

Nenhum comentário: