quarta-feira, 2 de abril de 2008

Alguma coisa está fora da ordem


A manchete te induz a um fato conhecido: Jogador responde insulto com gestos obscenos e é expulso. É classificado como má conduta do jogador. (Fico pensando por que o "créu" também não é enquadrado assim).

O detalhe é que ele respondeu a um insulto. E não foi qualquer insulto, mas ofensas racistas. Durante o jogo inteiro.

Será que o juiz ouviu os insultos? Será que isso deveria ser levado em conta no critério pra expulsar? Acho que a discussão técnica é menor do que a social. Até quando as torcidas (e os clubes) vão continuar impunes por atitudes assim?

As perguntas não param. O que vai acontecer com o Zenit? E com o Paris Saint-Germain? Alguém tem que ser responsabilizado. E a torcida tem que sentir que prejudicou o time por causa do ato racista. E tem que ser uma punição pesada.

Como não é de hoje que o futebol espelha seu contexto social, a raridade das punições aos racistas e a freqüência de insultos assim não chegam a ser novidade. A questão dos imigrantes na Europa é a pólvora que vez por outra explode num estádio de futebol.

No entanto, apenas entender o contexto, perceber suas causas e ficar por isso mesmo não vale. É preciso quem de direito (e dever) fazer o que lhe cabe. No caso, dona Fifa e seus asseclas jurídicos.

Nenhum comentário: