sábado, 13 de dezembro de 2008

Colorado pelo futebol

Das muitas entrevistas que o escritor Luis Fernando Verissimo já deu, em poucas ele fala tanto sobre futebol como agora. A paixão pelo Internacional (que vem desde criança até sua primeira experiência como avô), sua passionalidade com a Seleção e a difícil tarefa de falar sobre o arqui-rival Grêmio estão presentes nesse bate-papo de quem - e pra quem - gosta de futebol.

(charge: Baptistão)

FUTEBOL RACIONAL - Você tem tanto prazer em acompanhar futebol hoje como na época de Zico e Pelé? Na sua opinião, quais as principais diferenças daquela época para hoje, no futebol globalizado?

VERISSIMO - Eu era torcedor de arquibancada, hoje sou torcedor de televisão, e isso muda muita coisa. Da arquibancada do Maracanã vi o auge da época Pelé, mas na época Zico eu já não estava mais no Rio. Só tenho visto futebol ao vivo nas Copas. O jogo mudou, claro, mas não no essencial: continua sendo o esporte mais plasticamente bonito que existe, e isto se deve aos zicos e aos pelés, que continuam aparecendo. Ou pelo menos similares razoáveis.

FR - O que muda, na sua percepção do jogo, quando você deixa de ser um torcedor de arquibancada pra ser um torcedor de TV?

V - Em primeiro lugar, o óbvio: na televisão você vê muito mais o jogo do que estando lá, né? Nos estádios você sente mais o ambiente do jogo, mas em casa você vê o detalhe da câmera. Além de ser uma maneira mais cômoda de se ver futebol, também é uma maneira de se ver melhor um jogo. Não estou defendendo que as pessoas fiquem em casa vendo TV, sem ir ao estádio e participar da festa. Mas acho que a gente vê melhor na TV. Acho até que quando a gente vai ao estádio fica esperando a repetição do lance...

FR - Há pouco tempo houve uma polêmica com um juiz gaúcho, num jogo contra o Flamengo, de um pênalti que ele teria errado ao não dar. E só foi esclarecido que ele acertou quando foi mostrado um ângulo de uma câmera específica, por trás do lance. Como você vê essa relação da tecnologia com o futebol? Há quem diga que a FIFA é muito conservadora ao não aceitar isso. Até que ponto você acha que a tecnologia pode alterar o futebol?

V - É, lá nos Estados Unidos, nos jogos de futebol americano, usa-se muito a tecnologia. Eles param o jogo, um dos juízes vê o lance repetido, que pode mudar ou manter a decisão dele. Mas é claro que o futebol americano, entre outras coisas, é um esporte que tem muita bola parada, não é uma ação contínua como é o nosso futebol. Eu acho que só atrapalharia o jogo, então nesse caso eu sou conservador: não acho que o juiz deva assistir à repetição do lance. E o erro do juiz faz parte do futebol, faz parte do espetáculo.

FR - Qual jogador te leva a assistir a um jogo hoje? E por quê? Não vale dizer qualquer jogador do Internacional...

V - É sempre um prazer assistir na TV a um jogo do Manchester United ou qualquer outro da liga inglesa. Gosto muito daquele Seedorf, do Milan.

FR - O que te levou a gostar de futebol? E o que te levou a torcer pelo Inter, e não pelo Grêmio?

V - Gosto de futebol desde garoto, quando acompanhava pelo rádio. Na época o Inter era o super-campeão e o Grêmio tinha aquela coisa elitista de não aceitar jogador negro, etc. Hoje não tem mais isso. Como eu acabara de voltar dos Estados Unidos, onde tinha passado a Segunda Guerra Mundial e ajudado a derrotar os inimigos da democracia em batalhas imaginárias, não iria chegar em Porto Alegre e torcer pelo time dos alemães.

FR - E quando criança qual era o seu ídolo no futebol?

V - Tesourinha, ponta-direita do Internacional. Naquele tempo existia ponta-direita... Era um ótimo jogador, chegou a jogar na Seleção Brasileira. Depois foi pro Vasco e, na volta ao Rio Grande do Sul, jogou no Grêmio. Foi o primeiro negro a jogar lá.

FR - E mesmo ele tendo ido pro Grêmio você continuou gostando dele...
V - Sim, sim... Diz a lenda que ele nunca fez um gol no Internacional enquanto jogava no Grêmio.

FR - Qual o seu jogo inesquecível? E gol inesquecível?

V - O jogo Brasil e França na Copa de 86, que nós perdemos nos pênaltis. O gol do Figueroa no Cruzeiro, quando o Inter foi campeão brasileiro pela primeira vez (em 1975).

FR - O que você sentiu quando sua neta nasceu no dia do aniversário do Inter?

V - Pois é. Nasceu predestinada.

FR - Defina o Inter.

V - Melhor do mundo.

FR - Defina o Grêmio.

V - Bem. Sim. Não. Quer dizer...

FR - Teve um gostinho especial ser campeão do mundo em cima do Ronaldinho Gaúcho, ex-gremista? Por quê? Aliás, o que você acha de Ronaldinho Gaúcho?

V - Foi bom, foi bom. O Ronaldinho Gaucho foi um dos que naufragaram na Copa da Alemanha e só agora está, aos poucos, conseguindo chegar na praia.

FR - E agora, que o Inter ganhou todos os títulos possíveis? Como está a expectativa do torcedor?

V - É, eu até escrevi uma crônica que agora só nos resta ganharmos o campeonato do sistema solar, já que aqui na Terra ganhou tudo...

FR - O Internacional como clube, como instituição, tem alguma relação contigo, já te procuraram para alguma coisa promocional? Você escreveu um livro sobre a história dele...

V - Bom, o livro não foi iniciativa do clube, mas para o ano que vem, que é o centenário, já me convidaram para escrever. Vão editar um livro grande, com fotos antigas e novas, e me chamaram pra fazer o texto.

FR - Você, como gaúcho, gostou da escolha do ex-colorado Dunga para técnico da seleção? O que tem achado do trabalho dele?

V - Sou um dunguista de longa data. Acho que ele está indo mais ou menos, mais mais do que menos, tem errado e acertado. O grande problema é essa relação dos jogadores que jogam no exterior com a Seleção. Eles são estrelas milionárias e a torcida espera que eles se empenhem como um estreante que precisa provar seu valor. E isso atrapalha bastante a Seleção. Você vê o que jogadores como Kaká e Robinho fazem lá fora e a torcida espera que eles façam sempre isso. E eles estão muito preocupados com as próprias canelas, com a carreira, não se entregam ao jogo com o patriotismo que a torcida espera deles.

FR - Mas há quem diga que os jogadores que se empenham em campo o fazem para garantir lugar na vitrine que é a Seleção Brasileira. Você acha que o que a torcida espera deles é patriotismo, mesmo?

V - Acho que sim, porque a relação da torcida com a Seleção é passional, e a do jogador profissional não necessariamente é.

FR - O Inter hoje tem o Guiñazu, o Grêmio já teve o Dinho. Por que os times gaúchos sempre possuem um jogador especialista em ser violento que recebe grande admiração da torcida? E por que a torcida gosta?

V - Essa seria uma característica gaúcha mas os dois exemplos que você citou não são gaúchos. A torcida gosta porque o futebol se decide nas batalhas do meio-campo e ali tem que ser guerreiro. O futebol carioca tem andado por baixo, com algumas exceções, nestes anos todos porque não aceita isto muito bem.

FR - Mas você não acha que há uma confusão entre o jogador “guerreiro” e o jogador violento?

V -É, também é um pouco difícil de definir quando é que termina o jogo duro e começa a violência. Há aqueles jogadores que dizem “sou viril, mas não sou desleal”. Eu acho que ali no meio-campo o importante é ter a posse da bola, tirá-la do adversário, precisa ter um jogador preocupado com isso. Que, entre ser um jogador violento e tirar a bola do adversário, ele prefira tirar a bola do adversário.

FR - Qual a tua opinião sobre a realização da Copa 2014 no Brasil?

V - Acho que quem é apaixonado por futebol, como eu, tem que julgar mais pelo lado da paixão do que da razão, a gente quer ver uma Copa do Mundo aqui. Se formos pelo lado da razão, a última coisa que queremos é uma Copa do Mundo aqui, com todos os problemas que o país tem. Mas falando como torcedor, eu sou a favor, que venha a Copa.

FR - O que você indica na literatura futebolística?

V - Tudo do Mário Filho. E o livro do José Miguel Wisnik, "Remédio veneno". Ou é "Veneno remédio”? Enfim, é excelente.

Veja também Verissimo falando sobre cultura geral

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei, amei!!! Sabe que eu tô tentando falar com ele também? Tomara que dê certo e ele resolva aparecer de vez na blogosfera! Bjs

Brasileirão disse...

Oi Marcos, amigo torcedor
Venha blog livre de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil para todos os nossos usuarios fanaticos ver!
Brasileirão.com
está lançando o Vc Repórter, com ele Você pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.
Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver.
Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.
Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Bem-vindo!