sábado, 19 de abril de 2008

Dois a mais valem por quantos?

A novidade da rodada de fim de semana são os cinco árbitros para a final da Taça Rio. Além do árbitro principal e dos auxiliares (os bandeirinhas), haverá um atrás de cada gol para ajudar em lances duvidosos (gol com a mão, se a bola entrou ou não) e conter invasão de campo.

Eles não vão interromper a partida, mas poderão ser consultados pelo juiz, responsável por tomar qualquer decisão.

Antes de olhar o mérito da iniciativa, faço questão de saudar a vontade de fazer diferente, de experimentar, nesse tão conservador esporte (quanto às regras).

Há alguns anos o campeonato paulista experimentou dois árbitros em campo e tempo técnico. Se as tentativas vão ter sucesso ou não, é pra se avaliar depois de acontecerem.

Só pra complementar esse raciocínio: veja quanta emoção o futebol ganhou só de impedirem que o goleiro pegue com a mão bolas recuadas com o pé. E ainda inspirou o surgimento de atletas da posição com habilidade no chute e no passe.

No entanto, a iniciativa vem da instável comissão de arbitragem da Federação de Futebol do Rio, e resolvem experimentar logo numa final (e pior: em jogo do Botafogo!). Isso é temerário, pois se der certo mas algum clube esquentar a cabeça por se sentir prejudicado, o possível benefício será eclipsado pelas reclamações.

Os árbitros atrás do gol não poderão marcar nada, mas informar o juiz de irregularidades. Vão informar sobre o agarra-agarra na área? Qual deles será marcado, já que são tantos?

Ou será que a intenção é apenas inibir esse tipo de jogada (e outras que acontecem assim que o juiz dá as costas para acompanhar o contra-ataque)?

A despeito de tudo isso, de nada adianta se os árbitros não estiverem bem preparados tecnicamente.

Uma boa polêmica sobre experimentações com o juiz em jogos finais foi o microfone escondido de José Roberto Wright na decisão da Taça Guanabara de 1982. Acompanhe:

Um comentário:

Eric disse...

O blogueiro do Vasco no globoesporte.com lembrou que ontem fez 14 anos da morte do Dener. Ele colocou um vídeo com a final d 94 e o lance antologico do garoto tirando três tricolores com um toque só na bola. Vale a pena rever!

Abs,


http://www.youtube.com/watch?v=rsjVuEzNR0I