quinta-feira, 13 de março de 2008

Que é do tricolor?

O Fluminense prossegue colocando pontos de interrogação na cabeça de seu torcedor. Após a categórica vitória contra o Arsenal na Libertadores e a goleada contra o Friburguense, empata com o Resende. Pode ser apenas um acidente de percurso, mas a pergunta que fica é: qual vai ser o Flu das semifinais? Ou da Libertadores? Foi o terceiro empate do tricolor com times pequenos (antes, os "felizardos" foram Macaé e Boavista).

Dodô e Leandro Amaral já fazem falta, principalmente em dias como ontem, quando Washington não rendeu tanto. E no primeiro gol do Resende era só dar uma pipoca e um sofá pra cada jogador do Fluminense, pois já estavam assistindo a carreira do atacante desde o campo adversário... O que se percebe é que o Flu sofre da mesma doença de quase todos os times brasileiros: a irregularidade.

A moleza de ontem para o Flamengo foi o Mesquita. Nas poucas vezes em que o time da Baixada ameaçou, foi porque o rubro-negro abusou da displicência (Joel já avisou que hoje tem bronca). Surpreendentemente, Luizinho jogou muito bem, como lateral das antigas, indo à linha de fundo e olhando antes de cruzar (aliás, é ele que vai jogar contra o Nacional). Repare no primeiro gol do Fla: Tardelli abre na direita, puxando a marcação; Luizinho passa livre, e toca para Souza, como autêntico centroavante, finalizar pro gol. Há quanto tempo o time não fazia essa básica jogada? É só botar alguém pra tabelar com os laterais.


Dois episódios ainda chamam a atenção para a falta de maturidade dos jogadores: o jogo já estava 2 x 0 e o juiz marca falta para o Mesquita perto da linha de fundo. Ronaldo Angelim se descontrola e reclama horrores. Pouco depois, levou cartão amarelo. O jogo já estava definido e o adversário flerta com o rebaixamento! Outro momento foi a áspera discussão entre Ibson e Souza após um lance em que o meio-campista chutou em vez de tocar para o atacante. Segundo relatos, foi preciso apartarem os dois pra não ficar pior. De novo: o jogo já estava definido e o adversário flerta com o rebaixamento! E ainda tem uma Libertadores pela frente...

Mas o retorno de Renato Augusto releva qualquer má notícia. Mostrou raça, habilidade e confiança. O drible em que deixou 3 marcadores "na saudade", saindo na cara do goleiro, foi sensacional. Ele também parece ter sanado uma deficiência: os chutes a gol. Todos levaram perigo. Se a experiência com 3 atacantes não deu muito certo (o fantasma do Flu da Taça GB deve apavorar o sono de Joel), com Souza e Tardelli na frente mais Renato Augusto na posição em que gosta de jogar (fazendo a ligação do meio pro ataque), dá caldo.

Ironia: depois de tantos reforços com atuações irregulares, a grande "contratação" do Fla pode ser a volta de Renato Augusto.

E vamos saudar a primeira vitória do América no campeonato carioca!!!!

Nenhum comentário: