terça-feira, 18 de março de 2008

Filhos mimados, futuros comprometidos

Jônatas diz que não agrediu ninguém, Toró diz que não chutou o goleiro. Só que não adianta discutir com as imagens da TV. O diretor de futebol do Fla diz que foi a última vez, que os atletas serão punidos etc e tal. O técnico Joel Santana reclama que seus atletas são classificados sempre como "os diabinhos".

Passado o domingo, acalmados os ânimos, que punição aconteceu? Nenhuma. No máximo (mais uma) bronca no treino de segunda. Kleber Leite fez o que mais sabe: golpe de marketing. Pediu desculpas à torcida mas não multou nenhum jogador. Ou seja, nada fez - pura demagogia.

Joel, que não esconde sua relação paternal com os jogadores, precisa pensar sobre que tipo de educação está dando a a seus "filhos". Se fazem besteira e não merecem castigo, mesmo prejudicando toda a "família", já está estragando os garotos... Merecem no mínimo uma barração temporária.

Parece exagero falarmos nesses termos, mas lembremos que Toró tem 21 anos e disputa sua primeira Libertadores. Se esses jogadores - que estão começando sua vida no futebol - forem protegidos dessa maneira, a tendência é piorar e esbanjar cinismo. Isso se não quebrarem a cara mais à frente e ter a carreira caindo pelas tabelas... Quantos têm a chance de jogar no time de maior torcida e maior visibilidade do país? Estão desperdiçando essa oportunidade mais pela imaturidade consentida do que pelo futebol que apresentam.

O próprio Toró disse, após as reclamações de Castillo, que "futebol é pra macho". Empurrar um gandula de 13 anos é coisa de macho?

Dou o contraponto: Castillo ainda vai prejudicar o Botafogo, escrevam o que digo. Um querido amigo, fanático botafoguense, comentou no último post: "pelo que sei, os goleiros sempre vão pegar a bola quando levam gol". Sim, mas poucos a seguram com o intuito de atrasar o reinício da partida. Foi isso que Castillo fez nos dois jogos. Quero ver quando fizerem isso com o Botafogo. Ou quando tal atitude provocar a milésima confusão num jogo em que o alvinegro estiver vencendo de pouco.

Nenhum comentário: