sexta-feira, 28 de março de 2008

As coisas como são

Na última terça-feira o presidente do Flamengo, Marcio Braga, esteve no Arena SporTV e deu uma entrevista emblemática. Sua postura, seus comentários, suas expectativas, suas gafes... Tudo ali é representativo da classe dirigente de nosso futebol. Se puder, assista antes de continuar a ler esse artigo.

"Quadrilha" foi a palavra escolhida por Marcio para classificar a disputa de Fluminense e Vasco por Leandro Amaral. Os risos de Cléber Machado são os mesmos do telespectador: como o presidente do Flamengo faz uma declaração dessas, ao vivo, na TV, com essa desenvoltura? Pois fez, e fico pensando no que já rolou nos bastidores de contratações estranhas do Fla. Também imagino como devem agir os zilhões de empresários que já empurraram zilhões de pernas-de-pau que não duraram um campeonato e logo foram revendidos após surgir inexplicavelmente na vitrine rubro-negra.

Marcio também admite que a culpa do regulamento esdrúxulo do Campeonato Carioca é dos clubes. Mas explica como se dá essa equação: Flamengo e Botafogo fazem oposição à direção da Ferj (o que é verdade), só que no outro lado da balança estão Vasco, Flu, os times pequenos e 92 (!!!) ligas de futebol com direito a voto. É um tipo de estrutura que se repete por todas as federações de futebol do Brasil, o que explica o mandato highlander de Ricardo Teixeira à frente da CBF. E é essa galera que vai realizar a Copa 2014...

Ao falar sobre a Timemania, Marcio Braga também admite que a loteria não está apresentando os lucros esperados. Ela foi criada para suspender as dívidas dos clubes com o Governo e, com o dinheiro dos apostadores, esses clubes receberão novos recursos para ajeitarem sua administração. Mas se os dirigentes serão os mesmos, que esperança há? Sócrates, em sua coluna na Carta Capital, sempre apontou esse aspecto. Chega a ser hilário quando o ex-jogador Caio pergunta a Marcio quem teria sido o responsável pela atual situação deficitária dos clubes. O presidente da agremiação com maior dívida responde dizendo que nem em 48 horas discutindo a questão os debatedores chegariam a uma conclusão. Resposta de quem, nos últimos 30 anos, já foi presidente do Flamengo em outras duas vezes.

Por fim, Marcio Braga reclama dos maus serviços que a Nike vem prestando, e que o Corinthians também estaria insatisfeito. Uniformes não são entregues, ou são feitos de maneira errada... Até que Cléber Machado pergunta sobre a terceira camisa do Fla, lançada nessa semana. Não seria um momento delicado para esse lançamento? Marcio concorda, e dá uma resposta lapidar: "Isso foi decisão da Nike. O Flamengo não tem nada a ver com isso". ????????? Como uma empresa de material esportivo cria e lança uma nova camisa de um time e sua direção nada tem a ver com isso? Ou trata-se de uma mentira, ou o amadorismo dos dirigentes do Flamengo é pior do que se imaginava.

Repito: a entrevista de Marcio Braga é emblemática. Não tenho dúvida que, se trocarmos os nomes dos clubes e seus respectivos presidentes, as opiniões e estilos de administração são bem parecidos (a exceção seria a oposição à Ferj). Marcio ainda aponta a possibilidade de fazer do Flamengo um clube-empresa, com o futebol sendo administrado de forma independente. Dá pra acreditar?

Nenhum comentário: