quarta-feira, 12 de março de 2008

Joel x Joel

O Cienciano venceu e deixou o Flamengo fora da zona de classificação para a Libertadores. Lá vai o rubro-negro para mais um trabalho hercúleo de reverter uma desvantagem que nasceu em Montevidéu. Antes, precisa enfrentar o sparring Mesquita, e para isso Joel se transfigura: vai botar 3 atacantes (Souza, Maxi e Tardelli), mais um meio-campo ofensivo (Kleberson, Ibson e Cristian).

Qual o objetivo de Joel com a mudança? É difícil acreditar que o técnico que criou um esquema com 4 volantes no meio, a fim de aproveitar os excelentes avanços dos laterais, agora resolva carregar na ofensividade. Os laterais continuarão indo à frente... Vai jogar assim na Libertadores?

A verdade é que o Natalino é malandro. Para não cair sobre ele (novamente) o rótulo de retranqueiro da vez, muda a cara do time num jogo fácil. Se der certo, méritos do treinador (nas vitórias fáceis as análises são menos críticas). Se der errado, Joel terá a prova de que não adianta botar o time todo no ataque, minha gente, é preciso voltar os volantes, vocês não viram? E aí Joel terá um pretexto pra retomar a cautela que sempre lhe foi característica. E virão os méritos pro treinador que, vejam só, não estava errado antes...

Claro que, se Joel resolver jogar assim na Libertadores, poderemos suspeitar que, de fato, o técnico resolveu mudar. "Temos um esquema vencedor desde o ano passado e que será quebrado", disse ele. Tal e qual Silvio Santos, eu só acredito... vendo.



O Palmeiras pode (ou não) chegar às semifinais do campeonato paulista; pode (ou não) ser campeão. Mas uma coisa é certa: Luxemburgo começa a acertar o time, que tem talento. Valdivia, Denilson, Diego Souza, o zagueiro revelação Henrique, o veterano goleiro Marcos. Luxa ainda conseguiu a proeza de encontrar uma posição para Leo Lima e fazê-lo jogar razoavelmente. Pra mim, o Palmeiras é favorito para o campeonato brasileiro.

Nenhum comentário: