segunda-feira, 16 de março de 2009

Fredmania é boa pro Rio

(Foto: André Durão/Globoesporte.com)

Se São Paulo tem Ronaldo, o Rio tem Fred. O ex-atacante do Lyon retornou ao Brasil causando frisson na torcida, trazendo grandes esperanças de gols, embalando projetos de marketing e venda de camisas e sendo acompanhado passo-a-passo até sua estreia. Um fenômeno (sem trocadilho) que faz bem ao futebol carioca, como disse Júnior na transmissão da Globo ontem.

A diferença, além do histórico dos dois centroavantes, é que Fred não está em fim de carreira, nem acima do peso ou se recuperando de uma contusão sinistra. A torcida tricolor agradece e exultou com seus dois gols ontem, diante do Macaé.

Quando Parreira comete o milagre de trocar um de seus amados cabeças-de-área por um meia, a fim de virar o jogo contra um fraco adversário, nada pode dar errado. De resto, o que sempre deve funcionar: Thiago Neves, Conca, Everton Santos e Fred infernizando a defesa. Quando os laterais acertarem (e jogarem menos sozinhos), o Fluminense vai conseguir voos mais altos.

(Um parêntese: que mágica é essa dos dirigentes do Flu, que conseguem trazer Fred e Parreira e penhorar suas jovens promessas a fim de não serem punidos pela Justiça do Trabalho?)

O Botafogo ignorou a Cabofriense. Ignorou, não: abusou dela. Com grande variação de jogadas, muita velocidade e segurança pra tocar a bola, o time de Ney Franco acalma a torcida após a goleada do meio de semana.

Maicosuel caracteriza-se cada vez mais pelo atrevimento e pela ousadia na hora de tentar as jogadas. Há quanto tempo não aparecia um jogador assim em General Severiano? De novo, o futebol carioca agradece.
(Foto: Ricardo Cassiano/Lancenet)

E o Flamengo? Ah, o Flamengo... O malcriado Bruno falhou feio e o tigrinho do campeonato fez 1 x 0, bagunçando o instável estado emocional do elenco rubro-negro. Levando em consideração a defesa milagrosa do goleiro Marcos Paulo no fim do jogo (em chute de Maxi), dá pra ver que a noite não era do Fla.

A torcida tem que parar com a dor-de-cotovelo por Obina. O clube está sem grana e não vai contratar outro atacante tão cedo. Josiel comete as mesmas tosquices que o baiano - mas tem média de quase um gol por jogo! Na fase atual, é reclamar de barriga cheia.

O Vasco completa os 100% com gol de Fernando, cabeceando de costas. Um indício de que a fase é boa mesmo.

Em São Paulo, o Corinthians não conseguiu vencer o Santo André, e Ronaldo agradece. Já parece fundamental ao time mesmo sem estar plenamente recuperado.

O Palmeiras segue no ritmo de Keirrison, e pra mim é favorito ao bicampeonato. Depois da Copa de 2010, o jovem centroavante pode (e deve) aparecer na Seleção Brasileira.

O São Paulo volta a jogar um futebol eficiente, guiado por Hernanes. Ao lado de Ramires, do Cruzeiro, é a maior injustiça das não-convocações de Dunga. E pensar que esses dois assistem pela TV o "craque" Josué com vaga garantida pra 2010...

Pelé fez escola e deixou seguidores. Se não foi no talento eterno, ao menos na idade pra ser lançado no futebol. Depois de Robinho e Diego, o Santos lança o garoto Neymar, igualmente cercado de expectativas. Que Vagner Mancini tenha os pés no chão pra não "queimar" a nova promessa. (Foto: Agência Estado)

Um comentário:

André Marques disse...

Pois é, Botafogo fez o dever de casa. Mas analisando o jogo friamente,lá está a defesa com Juninho e Émerson falhando novamente. Lá estão os dois parados vendo o jogador da Cabofriense cabecear na trave. Lá estão eles sendo facilmente driblados ou deixados para trás pelos adversários. Juninho ainda poderia ter sido expulso, fez falta quando era o último homem, mas a árbitro afrouxou. Isso para não falar de Alessandro, que acha que é um meio de campo craque e deixa buracos na marcação. Assim o Vasco fez 4 gols no Botafogo e assim outros farão enquanto esses inúteis compuserem o sistema defensivo alvinegro.
Só não perdeu para Fla e Flu porque Ney fechou o time com 3 zagueiros e 3 volantes. Na formação atual, a defesa é muito fraca e não passa a menor confiança.