sexta-feira, 27 de março de 2009

Outra vez Zagallo


Após a derrota da Seleção Brasileira para a Argentina por 0 x 3 nas Olimpíadas de 2008, a capa do caderno de esportes do jornal O Globo entrou para a história. Parodiava um anúncio funebre, dando a entender que os dias de Dunga à frente do comando técnico estavam contados.

Posso parecer exagerado ao dizer que a capa entrou para a história? Mas não digo isso de forma positiva. Até onde eu sei e aprendi, o jornalismo deve reportar (e reportar-se) aos fatos. E, naquele instante, Dunga não tinha sido demitido. Logo, não era um fato.

Se não foi essa a intenção, tudo leva a crer que o jornal entrou na onda de pressionar a opinião pública para forçar a saída de Dunga. Coisas que qualquer grande grupo de mídia está mais do que acostumado a fazer.

O tempo passou e, seja por que motivo for, Dunga continua no comando da Seleção. E pior (ao menos, para o jornal): a Seleção apresenta um futebol aceitável, conta com uma base quase fechada para a Copa e nada de ameaças a Dunga. Se o resultado na África do Sul for ruim, a CBF não vai assumir o risco de ser culpada por bagunçar todo um trabalho, ainda mais a quase um ano da competição.

Quem acompanha este blog sabe que sou opositor de Dunga na Seleção desde o momento em que seu nome foi anunciado. E continuo achando que ele é um técnico limitado que não consegue mudar o panorama adverso de um jogo (pelo que apresentou até agora).

Mas pior é a mídia tentar forçar a realidade em vez de apurá-la corretamente. Diga que o futebol do Brasil na Era Dunga 2 é de morte. Mas não fique com a pretensão de criar a realidade.

***

Goste-se ou não, o Brasil já tem uma base para a Copa: Julio César, Maicon, Lúcio, Juan, Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Anderson e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Reservas: Doni, Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo; Josué, Elano, Anderson, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e Adriano.

Só falta um zagueiro e um meio-campo, coisa que não vai ser difícil de arranjar. É, meu povo, Dunga repete Zagallo, ainda que no seu íntimo: "Vocês vão ter que me engolir!".

Nenhum comentário: