segunda-feira, 9 de março de 2009

Palmo a palmo

(Foto: Ivo Gonzalez/O Globo)

Assim vai ser o segundo turno do Campeonato Carioca, a Taça Rio. Nem mesmo o já finalista Botafogo parece abrir mão de eliminar os dois jogos extras (embora a Federação e os próprios clubes nunca dispensem a igualmente extra renda da TV e da bilheteria). Mas, como diria o Silvio Lancelotti, o título do certame está mais aberto do que nunca.

O Flamengo jogou um primeiro tempo bom, com serenidade pra tocar a bola e esperar o momento certo do gol. Só Juan destoava, estava visivelmente fora de ritmo de jogo. E assim foi, quando o bom zagueiro Douglas abriu o placar. Mas no segundo tempo o nervosismo tomou conta do Fla quando, após seguidos erros de cobertura no lado esquerdo, levou o empate da Cabofriense.

A afobação tomou conta, e Leo Moura acertou dois cruzamentos que foram bem aproveitados por Ibson e Everton. Mas o marido da Perla não jogou nada além disso, diga-se de passagem. Todo o oba-oba em torno de sua evolução é ilusório. Cuca não consegue manter o time num estado psicológico necessário para reverter partidas fáceis com calma. E o técnico agora está na dúvida entre Josiel, Obina, Maxi ou Paulo Sérgio. Boa sorte...

O Fluminense traz de volta Parreira, que sempre fez boas campanhas com o clube. Chega com vantagem pois já pôde perceber as fragilidades do time, ao contrário de Renê Simões e sua sofrida vida de técnico brasileiro, que teve que (tentar) fazer isso durante duas competições.

O tricolor só conseguiu vencer o Mesquita no finalzinho, com (mais um) gol de Everton Santos - um dos mais regulares e eficientes atacantes desse início de temporada. Se conseguir um bom entrosamento com Fred, a torcida do Flu poderá finalmente dormir em paz após Roger e Leandro Amaral.

O Botafogo poderia ter vencido com mais facilidade o time mais fraco do Carioca 2009, o Tigres. Dá-se o desconto da decisão de domingo passado e da partida pela Copa do Brasil na quarta. Bom ver Victor Simões de volta, e fazendo gols.

O Vasco não deu sustos na torcida, vencendo o Friburguense por 3 x 0 e com sobras. Carlos Alberto, além de fazer gol, não levou cartão amarelo - é um avanço. Se não perder pontos em casa (ou no tapetão), o cruzmaltino vai incomodar nessa Taça Rio.

***

Ronaldo fez o gol do empate no clássico contra o Palmeiras. Próximo passo: pressão em Dunga para levá-lo à Copa de 2010. Ainda nesta semana, post especial sobre o tema fenomenal.

ATUALIZAÇÃO ÀS 22:31:começou.

Nenhum comentário: