quinta-feira, 5 de março de 2009

Paz, enfim

(Foto: Carlos Mota/globoesporte.com)

Se o salário de dezembro sendo pago logo antes da partida já ajudou, a fragilidade do Ivinhema e o clima de festa (de um público que poucas vezes viu o rubro-negro de perto) só completou a alegria do Flamengo. Mas justiça seja feita: dessa vez o time jogou bem e com seriedade, diferente de outros confrontos com times pequenos em 2009.

Os jogadores parecem estar mais à vontade com o "novo" esquema de Cuca. A camisa não pesa pra Everton Silva, que cumpriu a híbrida função de zagueiro-ala-lateral com empenho. Kléberson jogou bem, mas é irregular. Ibson e Leo Moura tendem a melhorar na criação, e Zé Roberto fazendo gols é o que o ataque precisa. Pela primeira vez no ano se viu o Fla trocando passes sem afobação, o que é um avanço.

O Internacional, grande favorito para tudo que é título em 2009, quase apronta pra sua torcida em casa. O União Rondonópolis não se enquadra no estereótipo de equipes como o Ivinhema, e jogou um futebol redondo e consistente. Só na raça mesmo o Colorado conseguiu passar à segunda fase da Copa do Brasil.

Na Libertadores, o Brasil está bem na fita. O Sport vai queimando minha língua e fazendo uma campanha segura, vencendo a atual campeã LDU em casa. Sem alarde, o Leão da Ilha já é lider de seu grupo.

O Cruzeiro venceu fora de casa, mas Kléber foi novamente expulso (e dessa vez, multado pela diretoria). Até o dia em que a balança pesar pro outro lado - sua ausência em campo custar uma vaga ou um título - o esquentado e eficiente atacante não sofrerá maiores pressões por seu comportamento em campo.

O Palmeiras destoa e perde a segunda seguida, dessa vez em casa. O clima, que estava ótimo pela grande campanha desde janeiro, cheira a crise se o Verdão tropeçar diante do Corinthians domingo. Espero que isso não aconteça, pois o time de Luxemburgo joga um futebol ofensivo, vistoso e com o garoto Keirrison merecendo voos mais altos.

E o Corinthians? Contando com o enorme apoio do "Big Brother Ronaldo" (a puxação de saco midiática em torno do "atleta"), fez 2 x 0 no Itumbiara e relaxou - o que quase lhe obriga a fazer o jogo de volta.

Ronaldo enfim estreou, dando uns piques aqui e ali, uma meia cabeçada acolá. Nada além do esperado para um jogador que está há um ano parado e atua apenas 27 minutos. Mas continua visivelmente acima do peso, com aquela camisa esticada na frente por causa da barriga. Vai ter que comer muito (pouco?) feijão-com-arroz pra ser uma opção digna pro ataque do Timão.
(Foto: Carlos Costa/Lancenet)

Nenhum comentário: