segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quanto mais gente, melhor

Qualquer palpite pode falhar, assim como qualquer conclusão apressada. Mas não tenho dúvida que, num campeonato por pontos corridos, será campeão aquele que tiver elenco. Ou seja, um time base bom com banco idem - e se for atrapalhado pela janela de transferências, que saiba equilibrar a equação novamente.

Assim, o Grêmio entra na briga junto do Internacional, Cruzeiro e São Paulo exatamente por esse quesito. No jogo de ontem contra o Botafogo já tivemos uma prévia: que diferença fez no nível do time quando Souza e Jonas saíram para a entrada de Douglas Costa e Herrera? O domínio continuou e 2 x 0 ficou barato.

No lado oposto, está o próprio Botafogo. Pena com jogadores medianos (embora muito comprometidos com a causa alvinegra), mas nada além disso. Reinaldo pode voltar, mas e o meio-campo? Juninho ainda segura na defesa, e o time parece bem treinado, mas é pouco, muito pouco.

O Fluminense segue à deriva desde... Desde quando mesmo? O clube está uma zona: não tem dinheiro pra reforços, atletas jovens "se queimando", o experiente Parreira não consegue solidificar um esquema tático - até porque lhe falta técnica. Além dos inúteis Mariano, Wellington Monteiro, Edcarlos e cia. limitadíssima, os bons jogadores estão em baixa: Thiago Neves, Fred e Conca.

Aliás, o Flu de Parreira é melhor ou pior do que o Flu de Renê Simões? A Unimed pode conferir a resposta.

Mas não esqueçamos que o Santos fez por merecer o resultado de 4 x 1. Neymar deu um lindo passe na sua primeira participação no jogo, mas Molina, Madson e Kleber Pereira também mostraram ótimo entrosamento. É um time que vai dar trabalho, se sua torcida deixar.

Na pelada que foi Santo André 1 x 2 Flamengo, só mesmo o peladeiro-mor pra resolver: Josiel, o homem que recebe a bola (somente) para chutar a gol, não decepcionou numa partida que é a sua cara. O time paulista deu uma canseira, mas o rubro-negro soube tocar a bola.

Com Adriano, o Fla voa mais alto. Mas sem Ibson, não sei não...

Palmeiras e Corinthians ficaram no 0 x 0 graças aos goleiros, mas o juiz deu uma ajuda ao não marcar um pênalti claríssimo em Diego Souza - que, claro, ainda teria que ser convertido. Mas os senhores do apito estão errando tanto nesse começo de campeonato que ficou até na média. E Keirrison, cadê? Luxemburgo faz bem em proteger o garoto, que não agüentou a pressão geral quando surgiu "meio fenomenalmente".

Bela virada do Náutico em cima do Atlético-PR, Avaí rei dos empates, Sport ainda se recuperando da derrota na Libertadores. E o Corinthians, que sem Ronaldo num bom dia, é um dos times mais chatos de se assistir atualmente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só me resta rezar por um milagre...bjs Ló

André Marques disse...

Lessa, não entre nesse barco que a maioria da imprensa navega ao exaltar Juninho na zaga do Botafogo.
Juninho é um excelente cobrador de faltas, um dos melhores em atividade no Brasil. Mas como zagueiro ele é horroroso. Não tem tempo de bola, sobe mal, é driblado facilmente e é irritantemente lento. Você viu Santo André x Botafogo? Juninho perdeu na corrida para o Fernando! Um cara com 42 anos corre mais do que Juninho! Na zaga atual do Botafogo, Juninho só não é pior do que Emerson.
E pra piorar, o amiguinho dele tá voltando aí. Graças à preguiça da acomodada diretoria do Botafogo, que não tem vontade de procurar alguém melhor, a Princesa Pantufa, que atende pelo nome Lúcio Flávio, logo estará de volta para desfilar em campo. Sim, porque a princesa tem medo de suar.
Sinceramente, estou muito preocupado com o futuro do Botafogo nesse campeonato. Parece-me que é a pior equipe alvinegra desde a rebaixada em 2002.

Marcos André Lessa disse...

Caro André, não exalto Juninho não. Mas pelo menos no jogo com o Grêmio não comprometeu (nao vi contra o Santo André). Só não sabia que havia essa raiva toda pelo Lucio Flavio, nem tampouco o apelido.

Agora, o Botafogo assumidamente não tem dinheiro. COmo fazer para contratar reforços decentes? Concordo que o time é um dos mais fracos dos últimos anos.