quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cada oportunidade vale ouro

No afunilamento da Copa do Brasil, é cada vez mais claro que o time que aproveita melhor as oportunidades que tem dá passos largos para seguir adiante. O equilíbrio marcou as quartas-de-final, em jogos que foram decididos nos detalhes.

Começando por Internacional x Flamengo, que fizeram dois jogos dignos das tradições de suas camisas. Cuca e Tite conhecem o elenco que possuem, e sabem usar seus atletas de acordo com as circunstâncias do jogo. Mesmo enquanto o Inter vencia ontem por 1 x 0 o jogo continuava aberto e em suspenso.

O time da Gávea jogou com personalidade, diante de um Beira-Rio lotado e que não parava de gritar nem quando sofreram o empate (o ataque desencantou!). Percebe-se um padrão de jogo que pode ser muito útil no Brasileirão - se a política do clube deixar...

O Colorado tinha Guiñazu, que se multiplicou em campo. E tem jogadores com mais qualidade do que o Fla, que dessa vez tiveram espaços para tabelar: Taison, Nilmar e D'Alessandro não foram espetaculares, mas objetivos para decidir a partida. E ainda conta com Andrezinho no banco, pra fazer o que fez (no jogo do Rio incomodou muito também).

Outra característica impressionante do campeão gaúcho era a rapidez com que recompunha sua defesa. Parecia um time de basquete!

Obina e Zé Roberto não comprometeram o esquema do Fla, dentro do contexto do jogo. E Ibson e Kléberson sobram a cada partida - as melhores jogadas, como a do gol de empate, saem de seus pés. Mas os laterais rubro-negros andam em baixa: Léo Moura desaparece em campo e Juan... Bom, esse tem que pensar se um dia deixará de ter 8 anos de idade.

Não sou de jogar a culpa num só jogador, mas Cuca já tinha avisado: "não podemos errar". E Juan já tinha errado tudo pela esquerda: perdia bolas, cavava faltas inexistentes, não voltava pra marcar. É clara a insatisfação do lateral no clube, desde as brigas infantis com o técnico, até o jogo de ontem. Sua desatenção na hora de recuar a bola demonstrou a falta de sintonia com o restante dos companheiros.

Mas o Inter mereceu a vitória, sem dúvida. Se a janela de transferências não atrapalhar, um grupo fechado e entrosado como esse é complicado de bater.

O Corinthians foi frio para jogar água no chope do Fluminense logo cedo. 2 x 0 com 20 minutos de jogo, fora de casa, é de matar qualquer reação. O empate até veio, mas fazer 4 gols num time de Mano Menezes é trabalho de Hércules.

Ronaldo, por sua vez, completa 4 jogos sem marcar. O que há com o Fenômeno? Foi só jogar partidas seguidas que já sentiu o peso que teima em não ir embora. E o que há com Fred?

O Vasco completou a façanha de chegar às semifinais da Copa do Brasil. Vai enfrentar o Timão enquanto mata um leão por sábado na Série B. É uma missão muito inglória, e acho difícil o cruzmaltino passar às finais. Que me desculpe também a torcida do Coritiba, mas Internacional x Corinthians têm tudo pra decidir quem garante a primeira vaga do ano para a Libertadores 2010. E continuo apostando no Colorado.

Nenhum comentário: