segunda-feira, 25 de maio de 2009

Obina neles!

É, Manoel de Brito Filho, o ciclo se encerra. Em 2004 você fez 3 gols numa vitória (do Vitória) por 5 x 1 sobre o Flamengo. Em 2005, o atual Cuca te trouxe pra Gávea.

Desde então, sua trajetória diante da maior torcida do Brasil foi de altos e baixos. Você entrou para a mesma galeria de Peu, Fio Maravilha, Nunes e tantos outros atacantes folclóricos que ficaram na história do clube, tanto por seus gols quanto por seus episódios inenarráveis. "Com Obina, tudo pode acontecer!!!", gritava um locutor de rádio após uma jogada sua.

Você sai espinafrado (com justiça), sem ter feito um mísero gol em 2009.

Mas em 2005 você fez o gol que tirou o Flamengo do rebaixamento.

Em 2006 você fez o gol que começou a conquista da Copa do Brasil.

Em 2008 você deixou o seu nas finais do Carioca. Mesmo antes de romper os ligamentos de um joelho, você deixou o seu.

Fora os demais gols estranhos, e a ironia declarada de ser melhor que Eto'o.

Mas também apanhava da bola, dava saltos esquisitos, chegava gordo das férias e dizia que foi muito acarajé. Como não ser folclórico?

O torcedor do Flamengo dá graças aos céus por sua saída. Mas a verdade é que a relação da nação contigo é de amor e ódio, sempre será.

Porque assim como as bisonhices, os gols acima habitam o imaginário e o histórico recente de títulos rubro-negros. Você conseguiu algo para poucos: fazer com que cada flamenguista um dia possa dizer "Lembra do Obina?" rindo e com raiva ao mesmo tempo.

O Flamengo emprestou você para o Palmeiras. Ou seja, ainda há um risco de voltar. Será que você gostaria, Obina? E as torcidas - do Fla e do Verdão? Ninguém se arrisca a uma resposta.

Mas você, Obina, assim como Túlio, Dario, Paulo Cesar Caju e outros, trouxe mais graça ao futebol brasileiro. Não é pouca coisa.

LEIA TAMBÉM: A melhor definição de Obina

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse texto me fez até gostar do Obina, rs. bjs Ló