domingo, 9 de novembro de 2008

Despreparo, desinteresse, desobediência

Como este blog não foge da raia, entro logo de sola: só vi dois lances de Botafogo 0 x 1 Flamengo. O pênalti não marcado em cima de Jorge Henrique e o pênalti marcado em cima de Ibson, convertido em gol por Kléberson (que bateu mal).

Tudo começou errado a partir da escalação do árbitro da polêmica final da Taça Guanabara, Marcelo de Lima Henrique. O imaginário coletivo da torcida e dos jogadores já estava "pilhado" antes da partida, na dúvida sobre qual seria a polêmica da vez. Não dá pra entrar com o clima assim.

Pois aos 30 segundos Bruno deu um "rapa" em Jorge Henrique, encostando de leve na bola. O juiz não marcou. Além de todo o histórico, o fato de Jorge Henrique ser um "cai-cai" contumaz (como era Sávio, no Fla dos anos 90) não ajudou.

Mas se os alvinegros quiserem reclamar mesmo de alguém, deve ser com o goleiro Renan. Preservem o garoto cobrando na medida certa, como bem colocou meu amigo André, no comentário do jogo contra o Estudiantes. Pênalti mirim que deu a vitória ao Fla, cuja inabilidade em fazer gols é cada vez maior.

Cruzeiro e Fluminense fizeram um jogo chaaaaaato, desinteressante. Nem parecia que a Raposa lutava pela liderança e o tricolor, contra o rebaixamento. Ninguém corria em campo, era desanimador assistir 22 cadáveres ambulantes.

No fim, o castigo para o Flu, que não pode se dar ao luxo de jogar sem gana de vencer. O empate do Náutico deixa o time fora da zona de rebaixamento, além do Vasco - embora só cruzmaltino mereça esse alívio, por ter feito (e desejado fazer) sua parte nessa rodada.

E o Palmeiras, hein? Bateu o desespero geral depois do gol do Grêmio, a ponto do experiente Marcos desobedecer descaradamente Luxemburgo (e o bom senso) ao se lançar ao ataque a cada bola parada.

Sei não, há algo de estranho nessa história, o clima não deve estar dos melhores no Palestra Itália. O tricolor gaúcho consegue mais 3 pontos jogando aquele mesmo futebol sem graça.

7 comentários:

André Marques disse...

Pois é, Marcos. A má arbitragem já era anunciada antes mesmo da partida começar. Sinceramente não consigo acreditar que tenha sido ao acaso a escolha do árbitro. Até porque, o outro árbitro do sorteio para este jogo era Djalma Beltrani, o de 2007. Ou seja, quiseram sacanear mesmo.
Quanto ao Renan, que bom que você lembrou do que eu já havia dito. É um bom goleiro, mas por como é novo, comete suas falhas. Compreensível, só que não aceitável para um goleiro de time grande. E novamente não vejo ninguém cobrando uma melhora dele. Novamente passam a mão na cabeça. Não quero jogar a conta da derrota para ele, mas inoperantes como estavam os ataques ontem, era jogo pra 0x0 caso não fosse o penalti infantil.

André Marques disse...

Contudo, vale também comentar sobre Ney Franco. É inaceitável que um técnico veja que o time não está rendendo em campo e não faça nenhuma alteração. Aí quando o time leva o gol aos 40 do segundo tempo, ele resolve mexer. tá de brincadeira. Mas sinceramente, acho que a culpa não é do Ney. Vejam que saiu Cuca, veio Geninho, saiu Geninho e veio Ney Franco, e os mesmos continuam no time titular. Assim que chegou, Ney até deu uma sacudida na panela. Aí o time rodou. Mas tenho a impressão de alguém lá no clube deve ter mandado a panela voltar e o resultado é esse aí que estamos vendo. Enquanto não mudar essa conjuntura de futebol do Botafogo e parar de ter dirigente ou empresário mandando no time, não adianta trocar de técnico.

Anônimo disse...

Com fama de cai cai ou não, foi penalte! e penalte é penalte. Mas como desde quarta eu não me estresso ou vou aos jogos do Botafogo, não vou ficar aqui reclamando.

Tudo bem esse lance de panela e tal. Mas aí eu te pergunto André, vai barrar Carlos Alberto, Jorge Henrique, Lúcio Flávio, Diguinho, em final de temporada, com um time "entrosado" e vai botar quem pra jogar?! Acho que pior que eles, são os do banco. O negócio é esperar o ano acabar e renovar este time.

Como joga esse tal Edmundo!

Continuei nossa conversa no tópico de quarta.

Abraço.

Fabricio Raner

André Marques disse...

Ué, minha indagação é porque após o time levar o gol, o técnico resolveu mudar. Ou seja, ele achou que a mudança poderia servir para igualar o placar. Então por que não fez isso antes?
Outra coisa que não consigo entender é a insistência com Triguinho. O cara já deixou nas entrelinhas que não fica para o ano que vem, não está jogando nada e já foi condenado pela torcida. Por que insistir com ele????
Tem coisas que não dá para entender.

Anônimo disse...

E o que da mais raiva é a imprensa com suas manchetes exaltando a vitória do Fla e até rebaixando o Bota.
Tudo bem q o interesse é vender jornal... mas tá ficando muito feio...Não importa o q tenha acontecido em campo as manchetes ja estavam escritas antes.

João Pedro

Marcos André Lessa disse...

João, a média com a maior torcida vai existir sempre, forçada ou não, nào tem jeito.

Mas acho importante pontuar que a cobertura esportiva do Globo perdeu muita credibilidade desde que anunciou o fim de Dunga na seleção após a derrota para a Argentina nas Olimpíadas. Ora, nem era notícia, ele não tinha sido demitido - e não foi. Aquela capa do caderno de esportes, simulando uma lápide, ficou como um mico que diz muito sobre as pretensões do (e da) Globo sobre a seleção brasileira.

Marcos André Lessa disse...

André, esqueci de te responder. Nem sabia q o outro árbitro era o Djalma. Mas só de tirar o jogo do Engenhão por questões de segurança já foi uma vergonha. Agora, cabe alguém explicar pq o Botafogo tem sido tão prejudicado nessa área.