quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Agoniza, mas não morre


Ainda existe vida no futebol brasileiro! Vida inteligente e talentosa. Os 6 x 2 não foram contra a Venezuela, o Qatar ou qualquer adversário-Nike da ocasião. Foi contra Portugal, em noite nada inspirada de Cristiano Ronaldo.

Sim, a seleção portuguesa ainda não se firmou com seu novo treinador; sim, o favorito a melhor do mundo não jogou nada; sim, era um amistoso. Mas a gente está tão acostumado a falar mal da Seleção Brasileira (com razão), que precisamos comemorar quando vemos um banquete. Principalmente pelo fato de que o futebol nacional, apesar de tudo, ainda consegue produzir banquetes.

Robinho estava, como se dizia antigamente, "encapetado". Luís Fabiano segue mostrando que a Seleção tem centroavante sim, e se Adriano levar a sério sua carreira, tem vaga garantida no elenco também. Elano parece o jogador que Dunga sonhava ser: defensor e atacante quando preciso, sem comprometer o esquema tático. E ainda temos Kaká.

Não é pra achar que os problemas da Seleção acabaram devido a um bom resultado. Ainda acho Dunga limitado para mudar o jogo quando as coisas não vão bem. Mas temos talento, e uma conquista (ainda que pequena) foi conseguida: Josué foi barrado.

Fico pensando no dilema da CBF: quando tudo está "no papo" para demitirem Dunga, algo acontece que interrompe o clima de "fritadeira": a vitória contra o Chile, fora de casa, após as Olimpíadas; a vitória de ontem, após o jejum de gols.

E outra: bem ou mal, Dunga já tem uma base formada, que vai se conhecendo melhor a cada reencontro. Será que um novo treinador vai recomeçar tudo? Fala-se em Luxemburgo e Muricy. Só que ambos são bons treinadores porque, cada um a seu modo, investe no treinamento diário da equipe, coisa que um treinador de Seleção não tem condições de fazer.

Mas a verdade é que o Brasil está praticamente classificado para a Copa 2010, pela fraqueza de seus adversários. Mesmo que Paraguai e Argentina cheguem na frente, são cinco vagas. Qualquer técnico classificaria a Seleção, mas será que confiam em Dunga para uma preparação para a Copa, e sua disputa? Ele se mostra tranqüilo quanto ao cargo. A imprensa excita-se com um novo nome, e inflama a torcida quando esta se esquece de hostilizar Dunga. A conferir...

2 comentários:

André Marques disse...

É Marcos, é como eu sempre te digo: Brasil quando enfrenta um adversário que joga aberto, deita e rola.
Mas se pegar Honduras retrancada, dá-lhe sofrimento.

Marcos André Lessa disse...

O Renato Maurício Prado estava falando exatamente isso no Redação SporTV de hoje. E é aí q eu não vejo como Dunga resolve.