terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Braga o que é de Simon

No último post ressaltei que se o lance com Diego Tardelli fosse no meio de campo, o árbitro Carlos Eugenio Simon teria dado falta. Continuo com essa impressão.

No entanto, para que seja feita justiça e dar aos leitores deste blog a experiência jornalística de ouvir o outro lado, recomendo a lúcida entrevista de Simon ao GloboEsporte.com.

Percebam que Simon não fala com a empáfia dos arrogantes e responde um a um os questionamentos apresentados. Afirma que fez o dever de casa de rever o lance - o que, a seu ver, só confirmou a decisão tomada.

É muito mais fácil para nós (e para os comentaristas televisivos de arbitragem) afirmar, após um milhão de replays em câmera lenta, que o árbitro errou. Simon, de cara pro lance e se colocando contra a maior torcida do Brasil, não titubeou. Veja como ele na mesma hora já toma a decisão, categoricamente, de não marcar a penalidade. Foi uma escolha numa fração de segundo.

Sim, Tardelli pode ter pisado na bola; não sei se Léo Fortunato não encostou (as imagens não deixam claro, mas o braço do zagueiro pode ter deslocado o atacante); não penso que devemos imaginar o lance sem um dos jogadores envolvidos, como coloca Simon. Mas também não penso, após a entrevista, que o juiz estivesse mal-intencionado ou sem técnica. Vi na entrevista de Simon humildade e segurança. É a minha opinião.

Os dirigentes de futebol (como bem colocou Alex Escobar, do SporTV) só devem ser levados a sério após episódios como esse se admitirem quando forem beneficiados por erros do juiz. Kleber Leite pode fazer e acontecer (marqueteiramente, como é do seu feitio), mas também deve ser enquadrado nessa condição.


Enquanto Simon não foge das polêmicas (nem da possibilidade inerente de falhar), veja o caso de Marcio Braga, presidente do time prejudicado da vez. Em outra entrevista, também ao GloboEsporte.com, ele diz que o Flamengo precisa de estrutura e valorizar os talentos da casa. Segundo ele, o São Paulo é um exemplo, inclusive, por ter o seu próprio Centro de Treinamento (CT).

Agora eu me pergunto: em sua terceira passagem na presidência do clube, por que até hoje o Flamengo não tem nada disso? Quem contratou os jogadores na janela de transferências (cuja maioria está no time reserva)? Como o clube de maior torcida, maior bilheteria, maior exposição na TV, maior patrocínio e maiores cotas de transmissão não tem sequer um CT?

E é incrível a capacidade do presidente em falar como se ele não tivesse nada a ver com o assunto. Braga, em nenhum momento, tem a mesma postura de Simon em relação às suas responsabilidades.

De maneira que a nação rubro-negra está muito bem arranjada... E quanto a isso (a falta de um comando decente), não adianta culpar o juiz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lessa
Assista por esse angulo na ESPN Brasil e veja foi uma ótima cavada mas não foi penalti. Pela visão da linha de fundo da pra ter certeza.

http://www.youtube.com/watch?v=FC3nomUzmZI

Detalhe: na globo.com há uma referência a imagem mas não tem o link p esta e sim para a visão da lateral, estranho...

Sempre na mesma tecla
João Pedro

Marcos André Lessa disse...

João, o post seguinte foi sobre esse lance. Veja depois.