domingo, 22 de junho de 2008

Equilibristas

Quem será o Campeão Brasileiro de 2008? Difícil dizer. E quem pode vir a ser campeão? As opções são muitas, mas a cada rodada será preciso que os times provem pra si mesmos essa realidade.

O Flamengo tomou como dever de casa... vencer fora de casa! Caio Júnior e o elenco sabem que sem isso ninguém é campeão. Não havia outro resultado a ser feito contra o Ipatinga, estranho no ninho nessa série A de Brasileirão.

De novo a força nos laterais, e um destaque: Souza é taticamente importante para o time, mesmo que perca gols incríveis. Seus deslocamentos e passes compensam, será que o torcedor percebe isso?

O São Paulo suou mas saiu com a vitória em cima do Sport- como de praxe, sem brilho e com eficiência. 12 pontos disputados, todos conquistados.

O Grêmio vai vencendo a desconfiança gerada pelo péssimo primeiro semestre e não sai da cola dos líderes. Sorte do tricolor que Roger se encontrou no time e não fica sendo menos um, como era no Flamengo.

O Palmeiras também sabe de suas responsabilidades e foi a São Januário pra vencer o Vasco. Comparando técnicos, jogadores e momentos das equipes, tinha que dar isso mesmo. A curva do Verdão é ascendente.

O assanhado Náutico vence mais uma em casa (ainda que no estádio do rival Santa Cruz) e não parece disposto a sair das cabeças. Ainda não teve um momento de fraqueza nesse Brasileirão.

Mas a rodada também foi recheada de exemplos negativos. O Internacional ainda não se firma, e o Botafogo conseguiu perder em casa, num daqueles jogos que só mesmo no futebol. A Portuguesa vai se recuperando com o que tem.

O Fluminense perde mais uma. Não acho que a diretoria tricolor esteja errando em priorizar a Libertadores - disputa a competição depois de duas décadas e chegou logo à final! - mas é preciso um trabalho psicológico com o elenco para conseguir alguns pontos no Brasileirão.

E por que Renato Gaúcho não comanda os reservas? Isso sim é descaso, e pode estar prejudicando os suplentes. Se o técnico não está nem aí pro campeonato nacional, por que eles estariam?

O Santos caiu de quatro em casa para o Goiás, que não tem feito boa campanha. Será que Cuca vai ser mantido, diante da furiosa torcida santista? Será que Geninho se preocupa com a má campanha do Santos...?

PS: Não vou nem comentar um jogo entre a seleção olímpica e a "seleção" carioca, que tem Rodrigo Arroz na zaga titular...

2 comentários:

André Marques disse...

Lessa, não tem muito a ver com o seu post, mas acho que valeria à pena debater sobre este assunto aqui:

http://odia.terra.com.br/esporte/htm/dunga_estou_p_mas_estou_tranquilo__179769.asp

É claro que concordo que Dunga vem fazendo um trabalho ruim à frente da seleção brasileira e ainda por cima é arrogante em não reconhecer. Agora, também é fato que Falcão nos anos 90 não vinha bem, Zagalo em 98 não vinha bem, Parreira em 2006 não vinha bem, mas em nenhum momento eu vi a Globo criticar abertamente nenhum desses treinadores. Galvão Bueno gritou o gol do Paraguai como se fosse do Brasil e ontem até Faustão criticou publicamente Dunga.

Dunga está se mostrando péssimo treinador, mas diante desses fatos, não tem como não achar que realmente a Globo só faz campanha contra ele porque ele resolveu brigar com ela.

Marcos André Lessa disse...

Faz sentido, André. Essa entrevista já deu o que falar...