segunda-feira, 27 de abril de 2009

Juan e a oportunidade de ficar calado

Caro Juan,

Você é um lateral-esquerdo com qualidade, nível de seleção. Cruza bem, sabe driblar, faz gols, é raçudo, não se intimida. Mas fez papel de bobo no domingo.

Após ter levado um drible bonito, resolveu fazer feio e falar no ouvido de Maicosuel, tentando intimidar o jogador. Você pode dizer que os atletas falam esse tipo de coisa entre eles o tempo todo em campo. Errado: apenas os covardes batem e ainda botam o dedinho na cara de um adversário caído no chão.

Quero ver, Juan, quando for a sua vez. Quando um marcador violento não gostar dos seus dribles (que deram várias vitórias ao Flamengo, e que talvez você não chame de "firulas") resolver te derrubar e te ameaçar.

A verdade é que depois desse lamentável lance você não jogou mais nada na final. Sumiu, deu no máximo toques para os lados ou bateu faltas. Parece até que o intimidado foi você.

Você, Juan, com talento para o futebol, preferiu se igualar a Coelho, do Atlético-MG, ou Dinho, ex-Grêmio, verdadeiros assassinos de atletas que não querem humilhar, só fazer bonito. Uma atitude que passa aos mais novos a mensagem de que o drible, o atrevimento, a ousadia, não são coisas do futebol.

Robinho, titular absoluto da Seleção, está aí pra provar o contrário. E você sequer é convocado. Talvez seu temperamento esquentadinho atrapalhe sua carreira, repleta de cartões amarelos.

Torço para que domingo o árbitro marque você, Juan. Talvez assim você resolva jogar o futebol que sabe, mas que fica em segundo plano quando a "TPM" te ataca de jeito.

5 comentários:

André Marques disse...

Fico pensando se alguns craques do passado como Pelé e Garrincha teriam a fama que tem hoje se existissem marginais como Juan em todos os times daquela época.

Um amigo meu, que conhece o Horcades, lembrou que há anos atrás teve um encontro com o Presidente do Fluminense. Naquela ocasião, o Fluminense tinha acabado de negociar o jogador Juan com o Flamengo e meu amigo comentou: "Vocês deixaram escapar um bom lateral hein"? A resposta de Horcades foi: "Perdemos um bom lateral sim, mas deixamos de conviver com um mau caráter dos maiores"...

Ontem um ortopedista disse que a porrada que Juan deu, pode ter desencadeado a lesão de Maicosuel. Agora o craque está fora e o marginal continua porque o julgamento é só após a final. E Viva a impunidade!

Marcos André Lessa disse...

Rapaz, eu concordo com o PVC: acho que as coisas sempre aconteceram, não só no futebol de hoje. Garrincha até contava com marcadores que batiam. Mas era mto mais gênio do q qq Robinho da vida. COm a TV, certos lances - como a intimidação de Juan e o agarra-agarra da área - são impossíveis de se esconder. O que não deixa de ser reprovável, hoje ou antigamente.

Acho que a diferença é que hoje o esperto, ou o mau-caráter, não é mais impopular. Vilões de filmes e novelas são admirados, a "marra" é sinal de status, e o futebol vai refletindo tudo isso. Cabe a nós repudiarmos sempre esse tipo de comportamento, venha de onde vier.

André Marques disse...

Aí é que está. Há anos atrás, se um marginal agredisse um driblador, ele era punido e pronto. Hoje em dia a impunidade impera, especialmente no Brasil onde se olha a quem vai punir antes de punir.
Fosse o Zé das Couves que agredisse o Maicosuel, talvez tivesse sido expulso.

Marcos André Lessa disse...

Exato. Vide o pisão criminoso de "Ronalducho" em André Dias no primeiro jogo das semifinais do Paulistão.

André Marques disse...

Sim, e que foi muito mal comentado pela mídia.
Cada vez mais acabam com a graça do futebol...