quinta-feira, 23 de abril de 2009

Demagogia? Me poupe...

O futebol atual, vez por outra, é acometido por "modinhas" que, se não duram pra sempre, ficam um bom tempo nos atormentando. Chamar qualquer técnico de "professor" virou lei entre os cada vez mais submissos atletas. Outra moda que enche o saco é a de poupar jogadores. E a torcida santista há de concordar comigo.

É certo que a final do Paulistão acontece no domingo que vem (só o primeiro jogo, hein?!), mas a Copa do Brasil é o melhor atalho para a Libertadores, que é o único caminho para o Mundial Interclubes. Por que poupar o time quando precisava vencer o CSA, ainda mais jogando em casa? Perdeu por 1 x 0 e agora vai tentar se consolar com um campeonato regional (se vencer).

Celso Roth foi demitido do Grêmio por ter ignorado, em parte essa modinha. Ele poupou atletas, mas para a Libertadores. E não mostrou o mesmo interesse pelo campeonato gaúcho. Rivalidades à parte (e o Gre-Nal é a maior delas): ele estava errado? Vágner Mancini estava certo? Pergunte aos flamenguistas se eles acham o melhor dos mundos ganhar apenas campeonatos estaduais...

É óbvio que cada título é diferente do outro. Mas veja o Sport, que joga com o time titular no campeonato pernambucano e na Libertadores, poupando seus atletas apenas nas substituições durante os jogos. Foi campeão e já está classificado para as oitavas-de-final na competição sulamericana. Não subestimem o campeonato de lá, pois o Náutico, o Santa Cruz e todas as torcidas não fazem pressão menor do que cá embaixo no Rio-SP.

Portanto, bem-feito para o Santos. E amadureçam também os técnicos que se lamentam por não ter tempo de montar o time e entrosá-lo para a temporada se na primeira oportunidade poupam seus elencos. Sim, na Europa isso acontece, mas não vamos comparar quanto ao nível dos reservas e à competitividade.

E esse negócio de dizer que o campeonato estadual é mais importante do que um título que poucos times brasileiros tem é demagogia pura. Só pros passionais de plantão não perturbarem o sono (e às vezes a integridade física) do treinador.

Posto isso, falemos do resto da rodada: o Cruzeiro segue bem na Libertadores. No entanto, toda primeira fase do time mineiro na competição é exemplar, mas na hora do mata-mata tem caído, ao menos nos últimos anos. Vamos ver se em 2009 a história muda.

Pelo placar não parece, mas o Fluminense sofreu para vencer o Águia de Marabá. Antes do primeiro gol, o time paraense já tinha ameaçado duas vezes e teve quatro (eu disse QUATRO) impedimentos mal marcados, que deixariam seus atacantes na cara do gol.

Aí Parreira resolveu resolver o lado direito, colocando Maicon no lugar do sumido Everton Santos. E o garoto acabou com o jogo, correndo muito, fazendo gol com as duas pernas e dando passe pra mais um. Mas o técnico campeão de 94, teimoso conservador como ele só, não deve efetivar logo o atacante como titular, mesmo tendo aparecido bem nas partidas. Pergunte a Romário se não estou certo...
(Fotos: Globoesporte.com - Santos; Julio Cesar Guimaraes - Flu)

Nenhum comentário: