domingo, 12 de abril de 2009

Mais um tira-teima

Pela terceira vez consecutiva Botafogo e Flamengo vão disputar o título carioca. O Glorioso "chocolatou" o Vasco no sábado; o rubro-negro quase fez o mesmo com o Fluminense hoje, não fossem seus maus finalizadores e o goleiro tricolor. Ambos os times venceram com autoridade de finalista.

O Botafogo parecia estar com apenas uma coisa em mente: tirar o Vasco da jogada, se possível humilhando de volta. A goleada do primeiro turno surgia em cada disputa de bola, e o inexperiente time vascaíno não conseguiu segurar o ímpeto botafoguense.

Pra piorar, Dorival Junior mexeu mal no time: não recompôs a zaga após a expulsão, tirou Paulo Sérgio (que cruza as bolas na área) para colocar Alan Kardec (que cabeceia as bolas cruzadas por Paulo Sérgio), e demorou pra entrar com Alex Teixeira. O jogo não foi lá essas coisas, mas teve o golaço de Maicossuel, que chama sempre a responsabilidade, e as belas assistências de Victor Simões. A falha de Tiago no terceiro gol do Bota sacramentou uma vitória pra dar moral.

O Vasco precisa de reforços, e não só para o banco. Mas essa partida não anula o trabalho que tem sido feito. Há uma Copa do Brasil que pode ter uma bela participação do cruzmaltino. E é essa competição que pode atrapalhar o Botafogo, pois terá que vencer o Americano quinta e ainda jogar a final da Taça Rio domingo, contra um adversário mais descansado.

O Fla-Flu foi digno da tradição do clássico. Muita emoção pra ambos os lados, mas com o time rubro-negro bem mais arrumado em campo. Juan estava inspirado e, pra completar, livre de marcação. O único erro de Fernando Henrique decretou o resultado do jogo.

No entanto, o ataque do Fla não pode perder tantos gols num jogo decisivo. O trunfo do time é a característica dos times de Cuca: boa movimentação, confundindo a marcação adversária. Mas poderia ter traduzido o domínio em gols. Se o técnico quiser mudar sua história de maneira inesquecível, precisa fazer o time acertar ainda mais.

O Corinthians venceu a primeira partida das semifinais na raça. Elias surpreendeu a zaga tricolor com um belo gol, e o time de Muricy carimbou novamente sua especialidade desde 2006: a bola aérea. Mas Cristian resolveu acreditar no bom chute que tem e botou o Timão em vantagem no último minuto de jogo!

Destaque negativo: o que foi aquele pisão criminoso de Ronaldo em André Santos? Só não foi expulso por ser Ronaldo Fenômeno. Alguém que sofreu as contusões que sofreu e dá esse tipo de entrada... É muito mimado. Depois quer alertar Adriano quanto ao tratamento da mídia - isto é, só quando a paparicação cessa. Nenhum comentarista defendeu veementemente a expulsão.

Mas o São Paulo pode muito bem dar o troco. E vai pegar ninguém menos que o Santos, que num jogo limpo despachou o Palmeiras em casa. Kleber Pereira outra vez conferindo e o garoto Neymar fazendo gol bonito no maduro Marcos.

Professor Luxemburgo não tem um bom ano, mesmo após a vitória contra o Sport. Se não passar pelo Santos, a Libertadores torna-se uma obrigação para o caro elenco do Verdão. O que seria uma missão muito difícil...

Nenhum comentário: