segunda-feira, 27 de abril de 2009

Nada substitui o talento. Só o acaso

(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

E as finais do Carioca e do Paulista desse domingo mostraram bem isso. Na Vila Belmiro, Pelé assistia ao jogo e deve ter lembrado de seus tempos em campo. No Maracanã, quando a qualidade sumiu do gramado, veio a sorte de uns (e azar de outros).

São dois os grandes assuntos do domingo: os dois gols de Ronaldo. Todas as limitações do time do Corinthians são transformadas pelo "Midas" assim que ele domina a bola. Um "balão" no meio do campo é resolvido numa linda matada de bola e sai o primeiro gol. Depois, uma bola despretensiosa na ponta-direita é resolvida com um drible seco e um golaço de cobertura. Vale o ingresso.

Felipe fez milagres, Kleber Pereira dessa vez apenas perdeu gols, e fica difícil pro Santos virar no Pacaembu. Uma semana pra se esquecer dos resultados, mas para aprender as lições de levar a sério todas as competições.

No Maracanã, Ney Franco começou com a melhor estratégia: reconhecer que o seu elenco é pior que o do Flamengo e encurtar todos os espaços possíveis para o adversário. O nervosismo de não poder estar no ataque ou mandando no jogo estava claro nos rubro-negros (e na torcida).

O único vacilo foi de Alessandro, que fez pênalti em Juan. Mas mesmo depois do gol, o Fla não conseguiu se impôr. Maicosuel nao aceitava a marcação e só não conseguiu um cartão para Williams por que o árbitro não quis. O gol de Reinaldo foi uma consequência da postura do Botafogo. Pra completar, Maicosuel criou a paradinha na falta, matou a barreira e Juninho virou o jogo.

Só que no segundo tempo Ney Franco começou a empatar a partida, ao recuar o time ainda com o exíguo placar por 2 x 1. Se continuasse "sufocando" o Fla (ao menos nos primeiros 10 minutos), poderia ter conseguido mais um. E deu o imenso azar de Reinaldo e Maicosuel se machucarem no mesmo lance.

Porém, o ataque do Fla poderia estar no banco do Botafogo: é uma indigência só. Os Emersons se confundem: quem evita e quem faz gols? Na falta de alguém pra fazer a diferença, a raça de Williams e o acaso cederam o empate.

Deplorável a atitude de Juan ao querer intimidar Maicosuel daquele jeito. Pior ainda é ver Cuca e Williams defendendo o lateral e acusando o alvinegro de "falta de humildade". É ridículo. Como se o próprio Juan já não tivesse enervado seus marcadores com dribles humilhantes.

Um comentário:

André Marques disse...

Taticamente não há muito mais o que ser dito. O Botafogo realmente foi outro na marcação e na disposição ao ataque, fato que mais aumenta a suspeita de que o jogo passado foi entregue.

Mas falar de final entre Botafogo e Flamengo é chover no molhado. Sempre estará lá um árbitro frouxo que não tem coragem de amarelar Willians após quase 10 faltas em Maicosuel. O mesmo árbitro frouxo que não expulsou Juan após agredir Maicosuel. O mesmo frouxo que não deu penalti sobre Léo Silva me lance idêntico ao penalti sobre Juan. E agora está o Botafogo arriscado perder seu melhor jogador por porrada enquanto que ninguém do flamengo foi punido. Enqaunto isso, ninguém na imprensa comenta a agressão de Juan, alguns preferindo dizer que faltou humildade a Maicosuel.

Enfim, é sempre a mesma história que no final vai virar choro. Pois não ninguém na diretoria do Botafogo tem colhões para socar a mesa e protestar. E a imprensa como sempre conivente com tudo. Eu que não gasto mais dinheiro com esse circo, do qual cansei de servir de palhaço.