segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fica tudo pra depois


Num jogo muito ruim, o Flamengo adiou a disputa do título carioca contra o Botafogo. O gol da vitória rubro-negra representa o que foi a partida: a incompetência dos ataques foi salva por um erro da defesa.

Maicosuel não respirava em campo sem contar com dois marcadores, para onde quer que fosse. Só isso já asfixiou a criatividade botafoguense. Reinaldo, fora de ritmo ao voltar de contusão e Victor Simões só rende se estiver acompanhado dos dois. Ainda assim, o 10 alvinegro botou uma bola na trave e deixou o centroavante na cara do gol, ainda no primeiro tempo.

O Fla conseguia uma boa posse de bola, mas sem levar nenhum perigo ao gol de Renan. Além de errar passes cruciais, que deram vários contra-ataques (quase todos desperdiçados pelo Botafogo). Parar o adversário parecia ser a única preocupação do time. Emerson fez sua pior partida até então e Erick Flores entrou tarde demais.

O que se viu é que o Botafogo não tem muitas alternativas a altura de seu trio ofensivo. Resta saber se Cuca percebeu isso e se vai transformar sua estratégia a fim de fazer gols, e não só evitá-los.

O Corinthians chega à final do Paulistão sendo cirúrgico: dois contra-ataques, dois gols, e fim de papo. Boa participação de Ronaldo, mostrando que o talento ainda está lá: sua visão de jogo serviu para inverter a jogada no primeiro gol e para marcar o segundo.

Mas a imaturidade do Fenômeno continua inabalável. Campeão do mundo e maior artilheiro das Copas, ele não precisa provar mais nada pra ninguém, e aos 32 anos esperava-se que tirasse de letra críticas mil. No entanto, respondeu infantilmente a um dirigente do São Paulo, sem necessidade - ainda mais após uma boa atuação. Reprovável, mas nada surpreendente.

O São Paulo parece desnorteado sem a presença de seu capitão, e agora órfão de uma liderança dentro de campo. Possui jogadores para várias posições, um bom técnico, mas parece uma criança cheia de brinquedos que não sabe nem por onde começar. Ao menos, tem uma Libertadores pela frente.

O Santos é que reedita um filme antigo: dois garotos comandam o time em busca de um título que até há algum tempo estava longe. Neymar e Paulo Henrique mais uma vez foram decisivos numa vitória contra o Palmeiras, apesar do frango caricatural de Fábio Costa.

Luxemburgo já projeta que o time vai fazer bonito no Brasileirão, mesmo ainda com chances na Libertadores. Isso não é bom sinal... Mas se o Palmeiras colocar a cabeça no lugar e se dar conta que tem um bom elenco, tem chances de passar às oitavas-de-final da competição sul-americana.

E que cena ridícula foi a de Domingos entrando em campo só pra forçar a expulsão de Diego Souza? O zagueiro nem esconde comemoração após o meia alviverde receber o vermelho. Uma atitude tão antidesportiva quanto a de Diego ao voltar a campo só pra dar uma rasteira no provocador. Será que o "gancho" vai vingar? Num país em que a impunidade reina solta no Senado, vai saber...

Nenhum comentário: