terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Valeu pelo primeiro tempo


Enquanto a Itália não jogou como a Itália, o Brasil jogou como o Brasil deve jogar. Depois que a Itália começou a jogar como a Itália, o Brasil jogou como o Brasil de Dunga.

No primeiro tempo a Azurra jogou aberta, e aí ficou fácil para Elano, Robinho e (acredite!) Ronaldinho Gaúcho fazerem a festa, com triangulação e tudo, e marcar 1 x 0. O time de Marcelo Lippi não se encontrava em campo, parecendo estranhar aquela disposição de seu treinador em jogar no ataque.

Depois, o melhor lance do jogo: Pirlo bobeou, Robinho tomou-lhe a bola e botou a defesa italiana pra dançar, com a bola no cantinho do gol, 2 x 0. É a jogada que vale o ingresso, que faz a gente levantar da cadeira e gritar: "Isso sim é o futebol brasileiro!!!".

Felipe Melo não comprometia, Elano e Adriano surpreendiam e Gilberto Silva parecia um aposentado do INSS em campo.

No segundo tempo a Itália ajeitou a defesa e a carruagem virou abóbora, como sempre acontece quando a Seleção enfrenta um mínimo de retranca. Falta de criatividade total, e quem está bem some do jogo. Destaque apenas para Marcelo, que parece ter assumido de vez a lateral-esquerda, jogando com segurança.

Toni assustou a defesa brasileira, mas bicho-papão mesmo era Júlio César: pegava todas! Está em ótima fase. Mas Dunga resolveu investir novamente na irritação da torcida e colocou Alexandre Pato e Júlio Baptista quando não tinha tempo pra mais nada. E ainda nos lembrou que Josué faz parte de seu fiel elenco...

Acho que o técnico da Seleção ganha uma sobrevida, ao menos até Felipão acertar com algum clube europeu. Sinceramente, se a CBF não teve coragem de demitir Dunga até o final de 2008, deve arcar com as consequências e deixá-lo até a Copa. Se algum outro comandar o Brasil em cima da hora, corre o risco de não ter tempo nem estrutura (leia-se: paciência do torcedor) pra fazer um bom trabalho, e ainda correr o risco de virar bode expiatório.

Nenhum comentário: