Eu gostaria de comentar as semifinais da Taça Guanabara com o esmero que os leitores esperam e merecem. Mas não sou advogado! A palavra mais citada às vésperas da definição do primeiro finalista ao Campeonato Carioca de futebol é tribunal.
O que mais me deixa perplexo é a hierarquia inexplicável entre as esferas de justiça. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é soberano sobre o esporte? Parece que não, pois o Tribunal Regional do Trabalho deu ganho de causa ao Vasco, que tinha perdido no STJD.
Só que, acima das esferas de justiça trabalhista e desportiva do país está, acreditem, a Fifa! Que não se faz de rogada para chantagear "quebrando as pernas": se algum litígio é levado para a justiça comum, o clube está sujeito a ser banido de competições oficiais.
O poder da entidade é tanto que a Fifa reconhece países que a ONU não reconhece (como a Palestina) e vice-versa. E não admite intervenções das autoridades do esporte locais sem sanções brutais - como a Federação Peruana de Futebol, cuja seleção ficou por um tempo fora da Copa 2010 e seus clubes fora da Libertadores.
Diante disso, o Vasco recolhe-se nas suas aspirações e resolve partir pro que interessa: avançar na Copa do Brasil. Dorival Jr. demonstra que talvez tenha sido a melhor contratação dos clubes cariocas para a temporada 2009. Trabalhou a cabeça dos jogadores e o time não tomou conhecimento do Flamengo-PI. Tribunais, fraudes, salários de funcionários? Nada disso atrapalhou o desempenho do time.
Flamengo x Resende: pra quem pensa que será um jogo sem graça, não esqueçam que o rubro-negro adora aplicar sustos na torcida. A volta de Juan traz alento, mas o fator "Obina titular" pode comprometer.
Botafogo x Fluminense, o clásico vovô, na quarta-feira de cinzas? Mata o velho... Concentração em meio à folia? Essa semifinal está cheirando a ressaca e a um futebolzinho preguiçoso. Ou um jogo de muitos gols, com os artilheiros fazendo a festa. E pênaltis, talvez.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário