quarta-feira, 16 de julho de 2008

A estratégia de encher a bola

Além dos malabarismos financeiros, os dirigentes e técnicos de clubes brasileiros precisam usar de outro artifício para manter seus jogadores: adular.

É o caso de Juan, lateral-esquerdo do Flamengo, que tem feito partidas excelentes. Caio Júnior já o chamou de "melhor lateral-esquerdo em atividade no Brasil", e "insubstituível", apontando-o como opção para futuras convocações de Dunga.

O desafio de Juan é manter-se regular, pois em 2006 e 2007 também teve boas fases e depois caiu, além de ser temperamental. Mas valorizar seu talento e mostrar como ele é importante para o time - publicamente - foi uma estratégia do técnico rubro-negro.

Renato Augusto e Marcinho já se foram, mas tanto o meio-campo como o ataque do Fla estão superpovoados. Não peça para a torcida contar com Egídio (reserva imediato) caso Juan seja abduzido pela janela de transferências...

Quanto à seleção: por que não um teste para Juan? Como disse José Trajano no "Linha de passe" da ESPN Brasil, o Dunga tem tanta paciência com tantos jogadores (vide Maicon e Gilberto)... Por que alguns são convocados apenas uma vez, não agradam tanto, e logo são esquecidos?

Assim como Junior Cesar (Fluminense) e Cicinho (Roma), penso que Juan poderia ser testado numa das laterais. Mas o Flamengo só espera que isso aconteça depois do fechamento da janela...

Nenhum comentário: