quarta-feira, 8 de julho de 2009

É o time do futuro (próximo)

Já elogiei a diretoria do Botafogo atual aqui neste blog, pela maneira com que trata da memória do clube e de seus ídolos eternos, como Nilton Santos e Armando Nogueira. E ao contratar reforços para o time o presidente Mauricio Assumpção e cia., mais uma vez, mostram que têm tudo pra trazer o Glorioso de volta a tempos que justifiquem tal apelido.

Não que os imprevisíveis Jônatas e André Lima sejam os supra-sumos do momento. Mas mesmo na penúltima posição da tabela, a diretoria fez questão de manter o técnico Ney Franco - que não é dos meus preferidos, mas está na cara que não possui material humano pra fazer muita coisa. No entanto, tiveram maturidade pra enfrentar a parte irracional da torcida (e da crítica) que via na demissão de Ney uma solução.

Sem assumir publicamente que o time não é dos melhores (tal atitude não ajudaria em nada na motivação do grupo atual), correu atrás de reforços, como Dênis Marques. O jogador pediu o mesmo salário que recebia no exterior e foi descartado - acabou acertando com o Flamengo.

Agora me diga: apesar dos recentes patrocinadores, o Flamengo tem condições de contratar um atacante regular e pagar R$ 210 mil por mês ao sujeito? Em um ano, o atleta terá recebido R$ 2,5 milhões de reais!!!!! Será que o dinheiro não poderia ser usado para comprar Ibson, por exemplo? E Dênis Marques vale isso tudo? Não vale.

Kleber Leite diz que o Flamengo não pode se apequenar, por isso tais contratações não param. O Botafogo também não pode, mas sua diretoria sabe muito bem que não pode entrar em loucuras imediatistas. "A linha de pensamento seguirá sendo de trabalhar com o que se pode pagar. Isso não vai mudar (...) Ainda mais agora que as dívidas são de responsabilidade dos dirigentes. Temos uma responsabilidade fiscal", disse Assumpção.

Além do exemplo ético acima, criaram um fundo voltado para investir em contratações, para que em médio prazo o clube não fique dependendo de empresários ou "Traffics" outras.

Talvez 2009 ainda seja um ano de sufoco para a torcida, mas com a chegada de reforços e o compromisso de não transformar o clube num caos a partir de resultados, o Botafogo caminha para se reerguer dentro e fora de campo. Seria muito bom que os demais dirigentes se espelhassem nesse exemplo. E se desligassem do mundo da fantasia que a médio e longo prazo só gera dívidas e esfacelamento do patrimônio dos clubes - sem nenhuma consequencia para os (ir)responsáveis por isso.
***

Nelson Rodrigues explica


Ronaldo Fenômeno, no programa Bem, Amigos, pôs em dúvida se a torcida do Flamengo é mesmo a maior do Brasil.

Para ver uma boa análise sobre a declaração do jogador, clique aqui.

Para ver uma boa análise sobre a nova-velha reação da torcida rubro-negra, clique aqui.

Nenhum comentário: