segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rateou, mas andou

Contra mais um adversário sem muitas pretensões além de uma retranca e um gol salvador em contra-ataque, o Flamengo se embananou com o campo pesado. A velocidade característica do elenco ficou prejudicada, o que contribuiu para o baixo nível técnico da partida. Mesmo assim, dá pra perceber que alguns jogadores já assimilaram o esquema tático, enquanto outros parecem fracos em qualquer esquema. E Hernane provou que é mesmo o herdeiro de Love, em todos os sentidos.



Assim como Volta Redonda e Quissamã, o Nova Iguaçu veio pra ver no que dava. Um pontinho já tava de bom tamanho. E o Flamengo, cujo objetivo maior parece ser acertar o time, foi tentando se arrumar enquanto a chuva não apertava.

A estreia de Wallace foi insegura, embora precise do desconto de não ter treinado no time titular. A falta de entrosamento com Felipe foi de dar calafrios. Mas ainda não dá pra avaliar. A movimentação do time é um ponto forte: Elias, Rafinha, Nixon, Ibson, João Paulo, nenhum desses para quieto a partida inteira.

Aliás, Ibson volta a jogar na sua posição original após um bom tempo. E parece ter feito bem a ele. Joga com mais segurança, objetividade, virou até uma liderança (benéfica) em campo. Voltou a ter o tempo de bola pra marcar, coisa que estava a perigo por todo o ano passado.

Ainda assim, a proteção à defesa ainda está ruim. Cáceres tem me decepcionado. E a diretoria também, ao emprestar Muralha. De todos os volantes rubro-negros, o cria da base é o que tem mais habilidade. Resta Airton, que não se sabe quando está com pavio curto; Amaral, um "tanque" e nada além; e Renato Abreu e seu ritmo lento.

Destaque novamente pra Elias, dessa vez até brincando de lateral-direito. É o motorzinho do time, e acho que o Flamengo vai sentir quando ele não puder jogar.

Com Rafinha atolando no campo pesado e Hernane errando todas como pivô, restou a Dorival mudar o time. Rodolfo sempre entra bem, e não foi diferente. Agora, Cléber Santana não me convence. É daqueles que não fede nem cheira, mas sua inutilidade nunca fica escancarada. Aquele gol contra o Vasco serviu apenas para renovar seu contrato por mais UM ANO E MEIO!

Diante de um jogo truncado, com o Flamengo levando alguns sustos, faltava a estrela do artilheiro. Assim como Vágner Love (para os rubro-negros sem memória curta), Hernane precisa perder uns dois ou três gols pra deixar o dele. Dentro da área, o "Brocador" brocou o Nova Iguaçu. É o artilheiro do campeonato, vejam vocês...

O time parece ir assimilando o 4-1-2-3 de Dorival Junior, mas algumas peças ainda estão abaixo do que se espera. Nixon me parece fraco, embora sempre tenha jogado de centroavante, e não de "atacante de lado". Léo Moura e João Paulo ainda estão inconstantes. E o que há com Thomaz??

(Foto: Rudy Trindade / Vipcomm)

Um comentário:

Octavio Machado disse...

Não acho que o Cáceres está tão mal. Quanto ao resto, assino embaixo com firma autenticada.

Já o Thomaz, acho que está muito aquém e deve voltar aos juniores para ganhar casca. Moleque novo, sem ritmo e preguiçoso não dá.

Abraços e SRN