segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Estaca zero

Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem
Sabe quando um filho vai todo orgulhoso mostrar uma nota 10 recém-tirada pro pai, que responde "você não fez mais que a sua obrigação"? É assim que olho pro Flamengo hoje. Legal, primeiro lugar, invicto, semifinais... Mas agora começou tudo de novo. Uma derrota pode colocar em xeque todo o trabalho. Contra o Olaria, a partida foi resolvida logo. Renato Abreu foi decisivo - o que pode vir a ser má notícia.


Como todo time que se especializa nos contra-ataques, o Flamengo de Dorival teve dificuldades com a retranca inicial do Olaria. Sempre havia dois ou três jogadores sufocando os pontas e os laterais. A bola girava de um lado pro outro sem chegar no gol adversário.

Não surpreende que o primeiro gol tenha saído numa bola aérea, com Renato Abreu se antecipando. Pouco tempo depois, o camisa 11 (pelo visto na semana, o número deve estar registrado em cartório) fez um golaço de falta.

Aí as "viúvas" de Renato fizeram a festa. "Não pode sair do time", "É o urubu-rei!" foram algumas coisas que ouvi. Dorival ressaltou que Renato é um dos titulares, só não entrou antes devido ao prolongamento da pré-temporada. Devagar com o velho andor, Dorival.

Acho que devemos avaliar o jogador por completo. Sem dúvida Renato é ótimo na bola parada, e tem grande identificação com a torcida (não é o meu caso). Mas é lento, e destoa desse time veloz do Fla 2013, o que ficou nítido durante todo o jogo.

Além disso, não tem mais fôlego pra voltar na cobertura dos laterais, e não tem criatividade pra compensar seus defeitos: só sabe tocar pro lado e virar bolas. Se Renato vira o termômetro do time, o déja vù de 2012 é certo. Se Dorival efetivá-lo novamente, além de fazer uma opção tática errada, vai perder a moral com o elenco ao atender um "pedido" público de um jogador que se acha o último biscoito do pacote.

No mais, vejo Carlos Eduardo mais confiante e dando alternativas. Com a marcação forte nas pontas, veio pro meio e buscou tabelar e tentar definir. O lance em que rouba a bola do zagueiro e manda pro gol não foi sorte apenas. Gabriel conseguiu fazer umas boas jogadas, mas ainda falta o ritmo de jogo.

Igor Sartori (filho do ex-jogador Alcindo) parece ter entrado ligado, mas não dá pra avaliar muito. Leo Moura, definitivamente, não tem mais condições de ser titular de um time grande. João Paulo não compromete, mas também acho pouco pra lateral-esquerda.

Outro que ressurgiu das cinzas foi Alex Silva, super atabalhoado. E Wallace continua sem me convencer. Acho que Renato Santos merecia voltar, não vejo o ex-corintiano merecendo a vaga. Parece ser um homem de confiança de Dorival, sabe-se lá por quê.

O Flamengo ainda não se deparou com uma situação real de ter que virar o jogo ou mudar o resultado custe o que custar. Quando parecia ter jogos difíceis, saiu na frente ainda no primeiro tempo, possibilitando os contra-ataques velozes. O time ainda não foi testado numa desvantagem numérica e emocional.

Nenhum comentário: