quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O caminho do bem

Foto: Alexandre Vidal
Os Estaduais só servem pra angustiar o torcedor: se o time vai mal, é crise porque está se embananando com outras equipes de nível inferior; se vai bem, nada de empolgação pois o time está massacrando equipes de nível inferior. O Flamengo fez a sua melhor atuação do ano ontem goleando o Friburguense - que quase colocou o poderoso Fluminense em maus lençóis semana passada. Era mais uma noite iluminada de Rafinha e Hernane.

As mudanças do time foram forçadas: com as convocações de González e Cáceres, entraram respectivamente Wallace e Amaral. O ex-corintiano ainda não me convenceu, e desconfio de um zagueiro que era reserva de Chicão. E prefiro Airton na camisa 5, Amaral me parece da linhagem de volantes que só sabe desarmar e tocar pra alguém. É pouco pro Flamengo, principalmente com esse esquema tático em que a versatilidade é importante.

Impressionou como o time manteve o ritmo do começo ao fim, mesmo após as substituições. O Friburguense não conseguia levantar a cabeça e respirar pra organizar um ataque. Rafinha, diferente de outros jogos, tinha a companhia constante de Léo Moura (que segurou a onda na etapa final, parece estar sabendo de seus limites). João Paulo apareceu mais, e Ibson não comprometeu.

Parágrafo para Rafinha: o garoto é bom. Não só o talento,  e facilidade pra drible, ele pensa rápido e decide idem, e dificilmente decide errado. Isso se viu no segundo gol de Hernane, no seu golaço e no gol de Cléber Santana. Parece que ganha torrentes de experiência a cada rodada. A torcida já grita que o moleque é melhor que Neymar, mas a cabeça de Rafinha é boa: "Ainda tenho que comer muito arroz com feijão pra chegar no n ível dele". Com essa atitude, tem tudo pra ser um grande jogador. E Gabriel, recém-chegado do Bahia, deve ser banco...

Achei Elias perdido ou sumido do jogo. Não sei se é o cansaço pela maratona de jogos, mas a verdade é que ele está jogando de meia improvisado. Sua posição é segundo volante, que também é a de Ibson. Dorival, se vira aí! Cléber Santana não foi lento como de costume e Adryan parece estar se recuperando. Se a contusão de Nixon for séria, acho que ele perde a titularidade.

Parágrafo para Hernane: desde Túlio Maravilha eu não via com tanta frequência o fenômeno da bola procurando o centroavante na cara do gol. Méritos do camisa 9, pelo posicionamento. E dessa vez não furou e não perdeu uns 3 gols antes de fazer o seu. Se Hernane nem chega perto de um centroavante matador e que intimida defesas, acho que é preciso valorizar o empenho do "peão".

Dorival tem substituído melhor do que em 2012. Mesmo a entrada de Renato Abreu foi no momento certo, e o Black Sócrates/Canelada/Seedorf Campinense não foi um peso pro time como outras vezes. Parece estar mais seguro das decisões que toma.

O Flamengo está no caminho certo e não pode abandonar a humildade e o "sapatinho máximo" que marcou o título de 2009.

Nenhum comentário: