domingo, 21 de junho de 2009

A gangorra é imutável

A Seleção Brasileira não estava dando as caras por aqui nessa semana. É difícil acompanhar os jogos da Copa das Confederações no horário de expediente, e escrever quando todo mundo já tinha falado tudo durante o dia inteiro é desanimador. Mas hoje pude conferir o Brasil x Itália - aliás, seja amistoso, seja valendo algo, é sempre um jogão.

É incrível como a Itália não corre. Tem bons passes, jogadores de área, mas não consegue acompanhar o ritmo de seus adversários (parece que foi assim contra a veloz seleção do Egito). O técnico Marcelo Lippi justifica que a experiência dos campeões de 2006 é necessária, mas a falta de renovação pode atrapalhar planos futuros da Azurra.

O Brasil não tem nada com isso e jogou com a gana que a torcida gosta de ver. Nenhuma bola era perdida, e Dunga acertou ao escalar Ramires e André Santos de início. Digo que acertou por não ser tão intransigente como de costume - isso é bom. Mas o lateral do Corinthians não aproveitou a chance, parece um peixe fora d'água em meio aos estelares da Seleção.

Já Ramires é o contrário: corre, marca, passa bem, rouba bola, aparece pra finalizar. Desconfio que ele é tudo o que Dunga tentou ser como jogador e nunca conseguiria. Será muito bom se deixar Elano no lugar que merece - o banco. O que falar do resto? Luís Fabiano se consagra como titular, Robinho voltou a aparecer, Kaká é o cérebro do time. Felipe Melo dá sinais de "marra", não pode se mascarar.

Agora a Seleção pega a África do Sul, que não mostra um futebol digno de ser acompanhado. Está cheirando a goleada... A final tem que ser entre Brasil x Espanha, para o bem do esporte.

No Brasileirão, a gangorra mostra que é o principal protagonista em muitas rodadas. Se o Flamengo levou duas goleadas seguidas, hoje aplicou um 4 x 0 no Internacional. Ok, time misto gaúcho, mas essa escalação estava invicta no campeonato. O time da Gávea mostrou que, sem dar Ibope para as polêmicas extra-campo, pode ficar bem na fita. Adriano que o diga...

O Atlético-MG venceu o Santos na Vila Belmiro, ofuscado pela bobagem que Djalma Beltrami fez (alô, botafoguenses!). Encerrar o jogo duas vezes? Essa é inédita. A arbitragem brasileira é muito ruim, e não só seus profissionais. A comissão organizadora não consegue fazer nada pra melhorar a técnica dos árbitros.

Ah, e o Galo venceu jogando pra frente, fazendo 3 gols (de novo). Cadê os supra-sumos de plantão, fissurados numa boa defesa, que acham que vencer de pouco é o suficiente?

O São Paulo vive um inferno astral que há muito tempo não conhecia. Muricy saiu, mas até o novo técnico conhecer o time e fazê-lo vitorioso, lá se vão pontos preciosos. E nunca levei muita fé em Ricardo Gomes. Será que o torcedor são-paulino está satisfeito?

O Corinthians está num momento oposto, e consegue fazer gols com jogadores de várias posições. Destaque para Cristian, que aparece para o ataque na mesma proporção que destrói as canelas alheias.

No sábado, outro desastre: o Botafogo, que reagiu contra o Vitória, sofreu a derrota aos 44 do segundo tempo. Mas com as lambanças da defesa durante todo o jogo, o resultado foi justo. Renan, Juninho e Emerson disputaram feio no quesito horror.

O Palmeiras arrancou um empate na raça contra o Atlético-PR, fora de casa. Keirrison parece estar voltando à forma de artilheiro dos tempos de Coritiba e do começo do ano. Obina também quer mostrar serviço, de que jeito for (ainda mais depois do jogo contra o Nacional). Falta ao Verdão acertar a defesa pra melhorar.

3 comentários:

André Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Marques disse...

Marcos, adivinhe quem não jogou contra o Santos e voltou contra o Vitória? Em qual jogo a defesa doBotafogo se portou melhor?

Cara, eu sei que tô ficando repetitivo, mas até quando as cobranças de falta vão esconder que Juninho é um péssimo zagueiro? Renan também falhou feio (e novamente não reconheceu), mas a zaga também não foi muito camarada com ele.

Futebol Brasileiro é uma piada mesmo. Olhe o currículo do Beltrami e você verá o festival de lambanças que ele já fez em toda carreira. É incrível que esse cara continue apitando. Alguém deve ganhar com isso.

Marcos André Lessa disse...

Eu estava esperando sua manifestação... rs O Juninho foi ridículo, e o Mauro Cezar, da ESPN, falou que o Botafogo está queimando o Renan. Colocar um goleiro jovem com uma zaga bisonha não dá. Cadê o goleiro da seleção uruguaia?