domingo, 14 de junho de 2009

Êta campeonato louco!


Porque não me venha dizer que o Atlético-MG tinha tudo pra fazer essa campanha e sobrar na liderança, tampouco o Flamengo virar um inferno na torre após a estreia de Adriano. Mas aí está a graça do futebol e do equilibrado Campeonato Brasileiro.

Vamos começar com quem merece: Keirrison voltou a sorrir com gols, e num jogo precioso para o Palmeiras: vencer em casa, de virada, o Cruzeiro dá uma moral que o time do Palestra Itália precisa pra engrenar na competição. O elenco é bom, o técnico é experiente (vaidoso e marrento sempre foi), não há porque o Verdão fazer uma campanha ruim em 2009.

Já o Cruzeiro vem provando que sem Kleber e Ramires é um time como outro qualquer no Brasileirão. Se não houver compensação na janela de transferências, adeus briga pelo título.

O Atlético-MG não só vence dentro de casa, como fora também, e sempre fazendo gols à vontade. Celso Roth consegue extrair do mesmo elenco que decepcionou no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil um aproveitamento invejável. Ainda não confio que o Galo prossegue nesse ritmo até o fim, mas não é nada mal um começo assim para os pontos corridos.

Inter e Corinthians estão com a cabeça na quarta-feira, por mais que todos neguem diplomaticamente. O Colorado colocou o time reserva e quase perde do Vitória em casa. O Corinthians sofreu um sufoco do Goiás e o goleiro Felipe - assim como Júlio César na Seleção - fez a atuação ruim do time ser minimizada, num jogo em que até Ronaldo jogou (?).

No sábado, o Botafogo venceu a primeira, e tenta virar o jogo da desconfiança da torcida. Mas até que ponto um dia ruim do Santos pode ter atrapalhado melhores análises sobre a evolução do time?

Mas é inevitável falar do Flamengo, que parece buscar recordes pessoais de piores vexames. No entanto, a derrota para o Coritiba (mesmo desse jeito) não foi de se estranhar. O clube absolutamente sem comando, que possui três cabeças querendo mandar e desrespeitando o técnico Cuca a torto a direito, só pode trazer conseqüências graves para dentro de campo (e não é de hoje).

Cuca pode ser questionado taticamente, mas é um profissional. E como profissional não admite que qualquer jogador tenha um tratamento diferenciado dos demais, principalmente quando não merece. Ele sabe que pode ser um efeito cascata dentro de um grupo quanto à falta de credibilidade dos que lideram. Pois a diretoria do Fla, se não alivia com Adriano, tampouco socializa suas decisões com a comissão técnica, além de desautorizá-la todos os dias.

Agora dizem que haverá "medidas duras nos treinamentos". Ora, é isso que Cuca vem tentando implantar desde o começo do ano (lembram da primeira pirracinha de Juan?), no que não é balizado por seus chefes. Agora vão mandar no que só ele deveria ("minha praia é o gramado", já disse o técnico)? É mais um desrespeito, por mais que os flamenguistas não gostem de Cuca. E o time, que tinha tudo pra subir de produção com a chegada do Imperador, já começa a dar sinais de desmotivação, tão cedo.

2 comentários:

André Marques disse...

Marcos, de fato o Botafogo não foi brilhante, mas marcou muito bem e não deixou o Santos jogar. Não concordo com essa tese de que foi o Santos que jogou mal não. Mas de fato o Botafogo ainda está com um ataque muito displicente, que não consegue segurar a bola e muito menos colocá-la na rede.

Agora, você pode achar coincidência, mas eu não acho: você viu a defesa do Botafogo deixar algum buraco nesse jogo? Eu não vi. E adivinhe quem não jogou? Dou um doce se você acertar!

Marcos André Lessa disse...

Hahahah

Pelo ritmo de seus comentários, acho que foi o Juninho... rs