segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que que há, velhinho?

O domingo foi deles, os craques da meia-idade. Petkovic e Iarley, cada um com 37 anos e ainda muita bola pra jogar, reinaram nos jogos de Flamengo e Goiás, respectivamente. Não são apenas lampejos, eles têm feito uma sequência de atuações pra ficar na memória do torcedor.

Pet encarnou o déjà vu coletivo contra o Coritiba: cobrou uma falta magistral e ainda fez lançamentos e passes precisos com a assinatura de Zico, como há muito não se via nos jogos do Fla. Ele e Adriano botam medo nas defesas, e a experiência de ambos está dando o tom da ascensão rubro-negra. Embora ache difícil vencer o Internacional no Beira-Rio, o time da Gávea parece, agora sim, ter decolado.

Achei uma injustiça quando Iarley foi dispensado do Colorado após o título mundial de 2006. Mas o meia se encontrou no Goiás e ontem comandou uma goleada histórica no Corinthians, que festejava a volta de Ronaldo. A equipe de Hélio sexo dos Anjos jogou com autoridade pra não deixar dúvida que vai brigar pelo G-4 até o fim.

Tropeços e destruições

O alto da tabela foi marcado por tropeços que, a princípio, beneficiaram o lídeer Palmeiras. Digo a princípio porque quem garante que o Verdão não vai seguir a moda na quarta-feira? O São Paulo vacilou diante do frágil Santo André - e ainda foi ajudado pelo juiz, que não marcou um pênalti escandaloso cometido por Miranda.

O Internacional não fez tão feio, pois perdeu do Vitória no Barradão, um resultado nada anormal. Ainda assim, era uma rodada boa pra garantir 3 pontos - até porque o Colorado tem um elenco melhor que o rubro-negro baiano. Mas cada jogo é um jogo, e ontem era o dia da redundância, isto é, do Vitória vencer.

O Grêmio, sem amor algum no coração, arrebentou com o Fluminense no Olímpico. A formação do tricolor gaúcho, liberando Souza, Tcheco, Herrera e Jonas foi fundamental pra confundir a marcação.

Mas... que marcação? O que se vê nos jogos do Flu é um bando em campo: alguns sem saber o que fazer, outros sem motivação até pra correr. Só Conca e o limitado Kieza parecem interessados em produzir alguma coisa. Ruy é a encarnação da incompetência. Só volto a comentar sobre o Fluminense se o quadro mudar - o que não acontece há várias rodadas...

(Foto: Jorge William/O Globo)

Nenhum comentário: