quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O voo solo do Santos


Não há no Brasil um time como o Santos. Isso não é uma opinião, é uma constatação. Se Fluminense e Internacional tentam concorrer com a qualidade de elenco e suas opções, a comparação para por aí. O time da Vila Belmiro tem um elenco jovem, que joga no ataque (mesmo que leve muitos gols), que ousa beirando o atrevimento e a marra, que joga bonito, com um técnico humilde. E que é campeão, de novo.

As finais da Copa do Brasil mostraram todo o potencial e os riscos do time do Santos. Um equilíbrio entre jogadores experientes e garotos, mas com o talento e o raciocínio rápido como denominador comum. A correria em busca de todos os gols possíveis e a cadência pra gastar o tempo com o resultado a seu favor. O susto de um pênalti polêmico e a jogada do gol decisivo em Salvador causados pelo atrevimento do mesmo jogador.

Quando o Santos passou dos 100 gols na temporada, foi constatado também que a defesa já tinha levado uns 50. Dorival Jr. afirmou que isso não era um problema, problema seria armar o time contrariando as características ofensivas de seus jogadores. E que a solução seria essa mesma: fazer mais gols do que levar. Não é simples? Essa humildade do comandante do Santos é crucial para o sucesso do time e o máximo aproveitamento de cada atleta.

Dorival pra mim ainda não mostrou que é um grande técnico, mas ao menos seu ego não é maior que seu profissionalismo. Cabia a ele um papel de coadjuvante e auxiliador da voluptuosidade ofensiva e talentosa de Ganso, Neymar e Robinho, e assim o fez. Seu único erro foi querer tirar o camisa 10 na final do Paulistão, mas mostrou maturidade ao não guardar mágoas quando Ganso se recusou a sair.

Eu acho muito engraçado um país que teve Romário, Túlio, Viola e tantos outros marrentos/estrelas ficar tão invocado com um deslumbramento de Neymar. É uma raiva que eu não consigo entender sem ver uma certa inveja no ar.

Se você tivesse 19 anos, fosse cheio da grana e todo o Brasil te adorasse, não seria marrento um só minuto? Com exceção do pênalti na Vila, quando Neymar deixou que sua fama fosse mais importante do que suas tarefas em campo? Deixem o garoto amadurecer no tempo devido, como qualquer pessoa que já teve 19 anos.

Continuo na torcida para que o Santos vença o Campeonato Brasileiro com esse futebol que agrada a todos e resgata nossas melhores tradições - e COM RESULTADO. Se um time perde jogando bonito e automaticamente pensa-se que não dá pra ganhar assim, os Meninos da Vila 2010 invertem o tosco raciocínio. Por que ninguém pensa em jogar bonito quando perde jogando feio? É mais fácil mascarar a mediocridade do que buscar a perfeição...

Um comentário:

André Marques disse...

Só uma correção, Marcos, o Túlio Maravilha nunca chegou a ser um cara marrento. Na verdade ele era um fanfarrão, um falastrão. Gostava de falar bobagens, mas sempre em tom de brincadeira. Nunca vi ou ouvi falar de atitudes dele se exibindo ou humilhando alguém com frase do tipo "seu salário é meu café da manhã".

No mais, concordo com sua análise sobre o time do Santos. É sem dúvida o time que mais empolga até agora. Vamos ver como os adversários vão evoluir (alguns já estão evoluindo, na verdade). Sobre o Neymar, acho que tem um pouco mais do que uma simples marra de um garoto de 19 anos com muita grana. Acho que tem muito de má formação e influência ali. Mas isso é um papo mais extenso.

Abraço