terça-feira, 17 de agosto de 2010

Com Zico Pelo Flamengo na Gávea... e bastidores


(Ironicamente, essa foi a única foto que ficou boa)

O Futebol Racional acompanhou o encontro entre os torcedores do movimento Com Zico Pelo Flamengo e a presidente do clube, Patricia Amorim, além do próprio Zico. Foi uma oportunidade para conhecer melhor o movimento e também para sentir o clima da Gávea, ouvindo argumentos da oposição e explicações de Patricia.

Houve autorização para que qualquer torcedor que aparecesse com a camisa do Fla pudesse entrar no clube (cerca de 60 estavam presentes). Assim que Zico e Patricia chegaram do Ninho do Urubu, foram ao gramado e ouviram o apoio do Com Zico Pelo Flamengo.

"O CZPF é um movimento espontâneo e que não está ligado a nenhuma torcida. Queremos apoiar o Zico, que veio purificar o clube, ele é o verdadeiro Flamengo", explica Rafael Garrido, um dos integrantes. A ideia é conscientizar os torcedores que a volta de Zico é um momento único para o clube, e é preciso um engajamento para solidificar esse apoio.

No gramado, entregaram duas cartas e se puseram à disposição para mobilizar a torcida nas campanhas que o clube vier a implantar. Patricia e Zico agardeceram e reafirmaram que é esse tipo de apoio que eles mais precisam.

A oposição a Zico e também a Patrícia

Antes do encontro, o Futebol Racional conversou com um integrante da diretoria de planejamento no mandato de Delair Drumbosck (presidente que perdeu a reeleição para Patricia). Pedindo para não ser identificado, ele contou que a gestão atual não deu continuidade a projetos que estavam consolidados junto à torcida do Flamengo.

"Ainda na gestão Marcio Braga, grupos de torcedores em todas as partes do país recebiam um apoio institucional do clube para serem as Embaixadas da Nação, um ponto de encontro em cada uma das cidades do Brasil e em diversas cidades do mundo. Cada embaixada funcionava de maneira autônoma, onde o clube apenas apontava diretrizes a serem seguidas. Isso foi abandonado", conta.

Outro projeto que segundo ele está esquecido pela gestão atual é o do GEASE-FLA - Grupo Especial Alegria e Segurança nos Estádios, em que voluntários propunham e implementavam ações para ajudar na segurança dos estádios. "Além disso, a Patricia não tem quadros. Há vice-presidências em aberto, e alguns, como o Michel Levy, estão acumulando duas vice-presidências". Segundo o ex-integrante, tudo o que foi encaminhado por Delair a Patricia não foi levado em consideração.

"As críticas só não estão aparecendo por causa do Zico. A presença dele inibe o pessoal de falar abertamente", completa. E afirmou que há integrantes da diretoria atual que estão contra Zico.

Patricia responde sobre dinheiro, Traffic, sabotagem a Zico e mudança no estatuto

Enquanto Zico tirava fotos e dava autógrafo com TODOS os torcedores que compareceram, Patricia Amorim respondeu a várias perguntas, numa coletiva improvisada.

Ela admitiu que pode haver oposição a Zico no clube - "sempre tem um infeliz" - e que está dando todo o apoio ao Galinho, embora não tenha citado nenhum exemplo prático disso. Política experiente, ela conseguiu dar várias respostas longas sem dizer muita coisa.

Quanto questionada sobre a situação financeira para contratar, Patricia explicou que o clube não pode fazer loucuras e que ainda estão trabalhando com o orçamento aprovado na gestão passada. "Para 2011, a história é outra". A mudança no estatuto do clube, para trazer independência ao departamento de futebol, está sendo preparada - informação confirmada por Zico.

Sobre a possibilidade de empresas como a Traffic fazerem negócios com o clube na contratação de jogadores, a presidente admitiu que é possível, "se o negócio for bom para o Flamengo". Por exemplo, se a porcentagem do passe for maior para o clube do que para a parceira.

Patricia afirmou que enfrenta dificuldades porque não faz parte de nenhum grupo político, "assim como Zico", e acrescentou que Delair Drumbosck não encaminhou nenhuma ideia ou sugestão - ao contrário do afirmado pelo ex-integrante de sua diretoria de planejamento.

Zico, as dificuldades e os reforços

Já anoitecendo, Zico também emendou numa coletiva improvisada no gramado. Reafirmou que só anuncia reforços quando estão inscritos no BID (boletim da CBF para registro de jogadores regularizados) e desconversou sobre todos os nomes veiculados na mídia, como Diogo e Deivid. Mas que vai tentar até o final da janela de transferências, daqui a dois dias.

O Galinho também ressaltou o exagero nas críticas ao time atual. "Estamos a um ponto da Libertadores, e com vários jogadores do título de 2009. Será que o Flamengo é tão ruim assim?". No treino de hoje, o diretor-executivo conversou com o elenco, pedindo para que acreditassem em si mesmos a despeito das críticas. E acrescentou: "ninguém perde jogadores de alto nível, como nós perdemos, impunemente".

Perguntado pelo Futebol Racional sobre qual é a maior dificuldade que está enfrentando no Flamengo, Zico disse que é a falta de independência do departamento de futebol. "Nós precisamos tomar decisões rápidas, e não temos hoje condições de fazer isso, de sermos ágeis". Ele confirmou que estão preparando a mudança de estatuto, mas que "isso tem que ser feito de forma fundamentada e bem preparada, para não ser aprovado e logo ser deixado de lado".
 
Foi possível perceber que Patricia consegue causar empatia nos torcedores e dar respostas para qualquer quationamento - mesmo que escape das perguntas mais complicadas. Ela reafirma o apoio a Zico mas nem ela nem o Galinho dão detalhes sobre como esse apoio acontece lá dentro.
 
Também é possível perceber que o grande objetivo de Zico é a construção de um Centro de Treinamento, priorizando uma reformulação total do trabalho com as divisões de base. Em nome disso, o trabalho com o time profissional é um "osso do ofício" que Zico está tocando - e parece estar engolindo muitos sapos no processo.
 
O clima na Gávea parece ser o de uma bomba-relógio que está em stand by pela presença de Zico. Mas também existe a percepção que é uma questão de tempo para que essa bomba desapareça. Para isso, é necessário algum sucesso no Campeonato Brasileiro e a mudança de estatuto, para dar a autonomia na prática ao departamento de futebol (com Zico à frente, claro).
 
Com Zico Pelo Flamengo manifesta apoio a Zico:
 


Nenhum comentário: