segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Luxemburgo, esse enigma

Além de títulos, tudo o que o Flamengo precisava nesse começo de ano eram boas notícias e tranquilidade para trabalhar. Então 2011 começa bem, nem derrota o time conheceu ainda. O que me deixa intrigado é uma dúvida sincera que me acomete a cada rodada: o que se passa na cabeça de Vanderlei Luxemburgo?

A pergunta não é provocativa, como se eu já insinuasse que não se passa nada. Eu realmente gostaria de saber como anda o raciocínio do técnico diante do Flamengo que ele vem montando, quais as conclusões, para onde caminhar. Vendo as entrevistas de Luxa não consigo chegar a alguma conclusão. Apenas levanto hipóteses, que compartilho aqui.

Luxemburgo sempre rebate asperamente quaisquer críticas a seu trabalho (e quanto mais ele repete que as respeita, mas ressalta que as odeia). Assim como não admite estar errado, movido a vaidade. Não é de hoje, e nem é o único técnico no mundo a agir assim.

Se insinuam que a defesa rubro-negra precisa de reforços, ele argumenta que é a defesa menos vazada, então o questionamento não faz sentido. Se levantam a possibilidade do time estar sem padrão tático e sem convencer em campo, ralha sobre movimentação, liberdade, variações de esquema que o elenco permite.

Minha dúvida é (e minhas hipóteses são): Luxemburgo diz essas coisas para preservar o grupo ou por realmente acreditar nisso? Se for a segunda hipótese, o Atlético-MG de 2010 surge como um fantasma que ronda a Gávea.

Ano passado, Luxa teve carta branca da diretoria, tinha um bom elenco, com jogadores valorizados em 2009. E não conseguiu fazer boa campanha no primeiro campeonato "pra valer", ou seja, o Brasileirão. Mas foi campeão estadual, o que lhe deu fundamentos para achar que estava no caminho certo.

Com o Flamengo ainda patinando para vencer seus adversários no Carioquinha (pergunte ao rubro-negro se ele sente confiança no time), como será na hora de encarar grandes forças do futebol brasileiro? (Ok, teve o Botafogo, mas o jogo foi empate. O Vasco ainda "fritava" PC Gusmão naquele 2x1).

Se for campeão estadual ainda desse jeito, o torcedor se sentirá seguro para o cada vez mais equilibrado Campeonato Brasileiro? Lembremos que o estadual do Rio já foi apelidado de "Me engana que eu gosto", pelo próprio Flamengo sendo campeão e depois brigando contra o rebaixamento.

E volto à minha dúvida: será que Luxemburgo está realmente satisfeito com o que vê em campo? A ponto de achar desnecessário mudanças ou reforços? A certeza do técnico ainda é ambígua, o que traz calafrios à torcida.

Um comentário:

Marco Tulio Paixão por Futebol disse...

O meu blog mudou agora é:
www.marcotuliopaixoporfutebol.blogspot.com