segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Copa 2014: precisamos lembrar do fracasso


Amanhã tem mais um teste para Mano Menezes. Já que a Seleção Brasileira está classificada para a Copa 2014 mesmo, é o técnico que tem que convocar e treinar direito pro Brasil ir jogando bem e assim manter-se no cargo.

No entanto, se quisermos pensar no título em casa, penso ser fundamental contar com  jogadores que já sentiram a dor de uma desclassificação precoce em Copas anteriores. Isso parece ser contrário ao espírito de renovação encomendado a Mano, mas não é.

Nenhuma seleção campeã do mundo teve em seu elenco apenas uma nova geração fissurada em sair com a vitória. Até pela idade dos atletas, sempre é possível ver alguns que choraram por ficar longe da final antes conseguirem comemorar em ocasiões seguintes.

É claro que o critério técnico tem que ser a mola-mestra de qualquer convocação. Mas é preciso, na medida do possível, aliar esse aspecto à experiência. E não falo só de jogadores mais velhos.

Jogadores como Júlio César e Daniel Alves, que sentiram o gosto ruim daquela derrota para a Holanda em 2010, continuam se mantendo em alto nível, justificando sua presença na Seleção. E além do talento e do preparo físico, a "dor de corno" também vai valer muito na hora de uma nova oportunidade para levantar a taça.

São jogadores que já passaram pela pressão de um Mundial e que farão de tudo para não viver a decepção novamente. E vão querer contagiar e conscientizar todo o grupo nesse sentido.

O título de 2002 veio depois de uma derrota categórica em 1998 - Rivaldo e Ronaldo estavam em ambas as ocasiões. Em 1990 lá estavam Taffarel e Romário, cruciais em 1994. 1970 era a chance de Gerson e Jairzinho reescreverem 1966.

Não estou dizendo que a base de 2014 deve ser 2010. Mas o equilíbrio deve acontecer, visando também o aspecto aqui narrado. Kaká ainda não saiu incontestável de uma Copa. Se recuperar a camisa 10, imagine como não jogará a última, e em casa? E Maicon, que parece ter sido o mais raçudo na África do Sul e, ainda assim, perdeu?

A "dor de corno" pode ajudar, e muito.

Nenhum comentário: