segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um ótimo prenúncio


Taí, né, senhores, a primeira conovcação de Mano Menezes como técnico da Seleção brasileira. Além de ser uma lista melhor do que se esperava, a entrevista coletiva do novo comandante demonstrou, pra felicidade geral (e para mim, até surpresa) como ele estava muito, mas muito preparado para ocupar o cargo.

Tanto a convocação como a postura e as respostas de Mano a cada pergunta mostraram, sem alarde e com seriedade, como o técnico acompanha e conhece futebol dentro e fora do Brasil. Parece aquele aluno que não é CDF, mas que se esforça bastante no dever de casa e nas pesquisas pra não se sair mal nas provas. Nem em testes-surpresa, como um convite para técnico da Seleção já tendo que convocar 3 dias depois.

A presença de jogadores como Rafael, do Manchester United, e David Luiz, do Benfica, revela como Mano assiste aos campeonatos internacionais onde há brasileiros em campo. Ele também mostrou como é organizado e se preocupa em ter uma boa estrutura para trabalhar; explicou o que deve fazer o coordenador técnico; como vai partilhar a tomada de decisões; e que vai planejar um calendário para facilitar a liberação de jogadores do exterior.

Citou que se preocupa com o aproveitamento de jogadores da base e em observar esses atletas. No obscuro torneio que a Seleção sub-20 vai disputar no Paraguai, Mano já vai enviar seu auxiliar técnico. Já projeta as Olimpíadas de 2012, sem utilizar da necessária renovação para guardar rancores do passado. "Nenhum jogador que esteve na Copa de 2010 está excluído", disse ele.

Mano também observou que, sem eliminatórias, os adversários terão que ser escolhidos de maneira que dêem trabalho ao Brasil, para testar as capacidades. Fico curioso para saber se a CBF continuará a marcar amistosos contra Seleções do quilate de Omã, Zimbábue etc.

O melhor de tudo é que Mano Menezes mostrou como o respeito dos demais é conquistado, não decretado. Respondeu a todas as perguntas sem abrir mão de seus critérios, que fez questão de explicar quais eram. Sempre educado sem deixar de ser firme, com a segurança de quem leva a sério o que faz.

E é bom ver os Meninos da Vila na lista (até para serem devidamente testados), Alexandre Pato de volta com tudo para garantir sua presença como centroavante e VOLANTES QUE SABEM JOGAR, dito nessas palavras pelo novo técnico.

Foi bom demais pra ser verdade, superando as expectativas. Vamos ver se a CBF e os corneteiros de plantão permitem que Mano Menezes desenvolva suas ideias, fruto de uma mentalidade que parece estar de olho nas raízes do futebol brasileiro e no contexto geral do mundo do futebol.

VEJA A LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS:


Goleiros

Renan (Avaí)

Jefferson (Botafogo)

Victor (Grêmio)

Laterais

Rafael (M. United)

Marcelo (Real Madrid)

André Santos (Fenerbahçe)

Daniel Alves (Barcelona)


Zagueiros

David Luiz (Benfica)

Henrique (Racing S.)

Réver (Atlético-MG)

Thiago Silva (Milan)

Meias

Ederson (Lyon)

Carlos Eduardo (Hoffenheim)

Hernanes (São Paulo)
Sandro (Internacional)

Paulo Henrique Ganso (Santos)

Lucas (Liverpool)

Jucilei (Corinthians)

Ramires (Benfica)

Atacantes

Robinho (Santos)

Neymar (Santos)

Alexandre Pato (Milan)

André (Santos)

Diego Tardelli (Atlético-MG)

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu não achei não bom assim não. Mas estou torcendo para que ele faça um bom trabalho!

Um abraço!

Unknown disse...

vamos ver até quando o mano vai manter essa calma em relação a responder todas as perguntas dos jornalistas etc etc...
Tomara que o Mano tenha a mesma postura que o Dunga teve(não me refiro a postura arrogante que ele teve em alguns momento com a imprensa),digo principalmente em não abrir algum privilégio a qualquer emissora de tv, principalmente a TV Globo, porque o Dunga nesse ponto está de parabéns, bateu de frente legal.
Agora em relação a convocação fica difícil criticar pois o trabalho está só começando. Agora não posso deixar de zuar, convocar o Jefersson é bincadeira.
Se o Bruno estivesse numa boa acredito que ele seria convocado, que pena...

Marcos André Lessa disse...

É, Miguel, mas não tenha mta expectativa. O Mano deixou bem claro que ele vai se envolver apenas com as questões futebolísticas. Esse negócio de exclusiva ou não para a Globo vai ficar nas mãos do assessor de imprensa mesmo...

Jefferson é bom goleiro, embora ache Fabio, do Cruzeiro, melhor. Mas o goleiro do Botafogo entrou na lista pq Mano quer aproveitar jogadores que defenderam a seleção nas categorias de base - caso de David Luiz, Ederson, Sandro, e os próprios Neymar e Ganso.

Quanto ao Bruno: se não fosse a eterna postura questionável q ele teve - antes mesmo desse episódio de agora - já estaria na Seleção faz tempo.

Abs!

marcelo disse...

olha, nisso tudo, o que eu gostei mesmo foi você abrir o texto com "Taí, né, senhores...". ri muito.