sexta-feira, 23 de julho de 2010

A fila anda


Há males que vêm para bem. Se a CBF teimou em não levar a sério a tal da renovação, quis o destino que o "Flunimed" fizesse a justiça que o Brasil esperava. Não liberaram Muricy, que também pode ter pensado nas condições do compromisso de Ricardo Teixeira com sua permanência até a Copa.

Será que esse reconhecimento todo do oligarca-mor do futebol brasileiro duraria até os primeiros perrengues? Felipão à espreita e com larga experiência nas costas poderia assumir até nas vésperas da Copa de 2014, por que não?

A ironia do desfecho foi tamanha que o Fluminense, o clube que mais demite e contrata técnicos ao seu bel-prazer, bateu de frente com a CBF alegando que Muricy tem contrato em vigor, e vai cumpri-lo até o fim. Será que esse reconhecimento vai durar até os primeiros perrengues?

E como a fila anda e segunda-feira já tem convocação para o amistoso de 10 de agosto, Mano Menezes foi chamado e, segundo o site da ESPN, já aceitou. Considero uma boa escolha, pelos seguintes motivos:

- Ele consegue montar um time sólido na defesa sem deixar de ser ofensivo. Assim foi com o Grêmio e o Corinthians, que chegou a jogar com 3 atacantes natos: Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique;

- Não deixa de ser uma renovação, pois Mano apareceu para o cenário brasileiro em 2004, e já conseguiu títulos como a Copa do Brasil, campeonatos estaduais e chegou a uma final de Libertadores;

- Está há 3 anos no Corinthians, um time com grande pressão da torcida espalhada pelo país por títulos e ofensividade: é um estágio para a Seleção;

- Tem mais jeito para disputar mata-matas do que Muricy;

- Tem bom trânsito com dirigentes, imprensa e jogadores, sabendo ser flexível sem ser fraco e firme sem ser cabeça-dura, com todos;

- Aproveita jogadores novos, faz apostas, vai saber renovar o plantel;

- Faz com que seus jogadores desenvolvam novas habilidades. Os já citados Jorge Henrique e Dentinho viraram alas sem deixar de comparecer lá na frente, assim como Elias e Cristian deixaram de ser meros volantes de contenção.

A única coisa que Mano precisa melhorar, e rápido, é parar com a cornetagem de juízes e bandeirinhas durante os jogos.

Pra CBF mostrar de vez que apendeu a lição, poderia chamar Leonardo para alguma função na nova comissão técnica. Coordenador ou auxiliar, pra já ganhar experiência e começar a ser preparado para o futuro, como Joachim Lown, da Alemanha.

Leonardo tem tudo pra ser um novo técnico, com uma visão de mundo bem ampla, podendo ser exemplo de uma nova mentalidade para a categoria. Também tem capacidade para ser o novo diretor de seleções, observando a base e passando informações para Mano.

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas... valeu, Fluzão!

Nenhum comentário: