sábado, 3 de julho de 2010

Danker!


(Foto: Globoesporte.com)

Futebol é gol. Vitórias e títulos só são alcançados por quem faz mais gols. O gol é a alegria maior da torcida e a principal recompensa de um trabalho bem feito. É o último momento da jogada bem sucedida. E a Alemanha está lembrando aos pseudo-doutores chatonildos do futebol que buscar o gol é a principal missão de qualquer time que entre em campo.

Foi assim contra a fraca Austrália, a badalada Inglaterra e à irresponsável Argentina. Irresponsável sim, pois simplesmente não convocou jogadores de defesa. Maradona e Dunga cometeram os mesmos erros: não levaram opções de banco. No caso brasileiro, para o meio-campo.

Mas quero falar da Alemanha. Com sua atemporal frieza, é um time que não "rifa" a bola, não dá chutões, não é violento, não faz catimba e não abdica do objetivo máximo do futebol: fazer gols. Hoje já estamos modorrentamente acostumados à entrada de um defensor e à timidez ofensiva quando um placar seguro é construído. Sendo que esse placar seguro é sempre relativo.

Os alemães, que fizeram uma excelente renovação de talentos (Joachim Lown para técnico do Brasil!), não param de buscar o gol a um só instante. Têm um bom goleiro, uma defesa sólida, um meio-campo que tanto defende como ataca, um ataque objetivo e plural. Em suma, é um time equilibrado.

Porém de nada adianta ser um time equilibrado se o técnico começa a incutir na cultura desses jogadores a necessidade de se encolher em campo, de ficar satisfeito com um 2 x 0. Não. Essa Alemanha faz um, dois, três gols e busca o quarto tento como se ainda estivesse  0 x 0. São nada menos que oito gols feitos em duas fases eliminatórias da Copa, contra adversários tradicionais e campeões do mundo.

O que falar da Argentina? De que adianta ter os melhores atacantes da Copa se do meio pra trás é um desastre total? Todos, do goleiro ao lateral-esquerdo, jogam no time da pizzaria: adoram entregar.

O que Alemanha faz na África do Sul é uma mudança cultural. Que pode ser replicada por todo o mundo se ela sagrar-se campeã jogando esse futebol ofensivo e massacrante.

PS: "Danker" = "Obrigado", em alemão

Um comentário:

André Marques disse...

Alemanha é minha aposta para ser campeã nessa Copa, embora agora eu torço pelo Uruguai. De fato, das 4 que sobraram, a seleção alemã apresenta o melhor futebol.

Só não concordo com que parte da imprensa anda dizendo, como se a Alemanha fosse um rolo compressor. Não é. Os jogos contra Argentina e Inglaterra foram duríssimos, os hermanos espremeram os alemães em seu campo por muito tempo. Somente após o segundo gol é que a Argentina saiu em desespero e ficou mais aberta ao contra ataque.

Alemanha é sim uma ótima seleção, quando sai na frente consegue administrar e esperar a chance para matar o jogo. Mas na única vez que saiu atrás no placar (contra a Sérvia) não conseguiu o empate e a virada. É melhor não fazermos oba oba.