sexta-feira, 25 de junho de 2010

Treino fechado não esconde burocracia


E hoje foram, mais uma vez, escancaradas as duas únicas ameaças ao hexa: encontrar um adversário que se feche bem na defesa e a escassez de talento no banco de reservas. Portugal jogou muito bem e mostrou que tem futuro nessa Copa, e foi só Robinho e Kaká sumirem do mapa pro futebol do Brasil ir junto.

Curioso é que não adianta a comissão técnica ficar ocultando informações, pois em algum momento elas virão à tona. Se a princípio Júlio César estava 100%, agora já se viu que ele joga com uma proteção nas costas - menos mal que ele parece mesmo estar 100%, mas pra que esconder isso? E se a ausência de Robinho parecia uma opção tática de um time classificado, revelou-se algum problema extra, até que algum desmentido (como o que informou as perfeitas condições do goleiro) diga o contrário, sem credibilidade.

O certo é que Portugal jogou atrás, mas com volume de jogo pra atacar na hora certa. E, diferente de seleções como Coreia, Bolívia e afins, tem um mínimo de talento e ao menos um jogador fora de série (Ronaldo) para arrancar os cabelos da zaga brasileira. Isso já é meio caminho andado pra se dar bem contra o Brasil. Se Juan não intercepta aquela bola no primeiro tempo...

Porém o mais preocupante é a falta de opções brasileiras para se mudar a cara de um jogo. E o que é pior: a conta tende a ficar para os jogadores. Se Dunga acertou ao tirar o pitboy Felipe Melo, errou ao convocar (e escalar) atletas que não têm condições de atuar com a camisa da Seleção numa Copa. Coitados de Michel Bastos, Josué, Julio Baptista e Grafite, foram colocados numa roubada que o futebol deles não esperava. E o técnico brasileiro ainda fica irritadinho com os erros em campo... Ô Dunga, alguém já te pediu pra fazer um "elástico" quando você jogava? Então...

Continuo achando que o Brasil tem chances nessa Copa se Kaká e Robinho jogarem e, no máximo, Nilmar  e Ramires entrarem para mudar o jogo (e Daniel Alves, que hoje teve um mau dia). Faltam treinamentos para jogadas pelo lado esquerdo, e Ramires precisa ser melhor aproveitado - como volante no lugar de Felipe Melo, que tal?

Se eventualmente chegarmos numa final contra a Argentina (é o meu palpite), ao menos os hermanos não sabem jogar atrás. Assim como Espanha, Chile, Paraguai... A Alemanha tem tudo pra perder da Inglaterra, essa sim com grandes condições de crescer na Copa.

Um comentário:

marcelo disse...

salve, mestge! gostei da rapidez. pelo visto, já ligaram a internet. parabéns!
a colméia já não é a mesma. 'tás fazendo falta. melhoras no pepé. braço!