domingo, 30 de janeiro de 2011

Finalmente um jogo "à vera"

Golaço e braços abertos para você, R10 (Jorge William/Globo)

Um dia os dirigentes do futebol brasileiro serão iluminados e verão que, para manter um campeonato estadual vivo e importante, devem encher o calendário de clássicos. Foi essa a receita de Mario Filho há mais de cinquenta anos. E pelo Vasco x Flamengo de hoje, dá pra ver que o caminho ainda é esse.

Porque não importa a situação do campeonato, os clássicos são um mundo à parte. É claro que ingredientes extras apimentaram o jogo antes de começar. O Vasco finalmente conseguiu derrubar o técnico e - incrível - pela primeira vez jogadores imprescindíveis como Dedé, Anderson Martins e Eduardo Costa estavam inscritos!

Por outro lado, era a oportunidade do Flamengo e de Luxa mostrarem que a evolução geral não é de mentirinha. E que os reforços poderiam enfim, ser reconhecidos como tal - ou não. Ou seja, tinha tudo pra ser um bom jogo, e foi.

Muita vontade e movimentação de ambas as equipes, cada uma mandando em um tempo do jogo. Se não terminasse a primeira etapa, o Fla partiria para a goleada. Se não houvesse o apito final, o Vasco empataria e poderia até virar o placar.

O grande destaque foi Thiago Neves, pois mostrou uma característica indispensável para qualquer jogador se dar bem no Fla: raça. Pressionou saída de bola, marcou, inverteu jogadas, deu passe com ambos os pés e fez um dos primeiros golaços do futebol brasileiro em 2011.

O Vasco não conseguia finalizar, coisa que se resolveu no segundo tempo. Com uma defesa mais sólida e a liderança e proteção de Eduardo Costa, tudo fica mais fácil. Até porque o time ganhou dois reforços de última hora.

O primeiro grande jogo também ratificou o que os empolgadinhos teimam em não ver: que as boas fases do zagueiro Wellinton têm prazo de validade (ainda precisa amadurecer. O lance do gol do Vasco veio de uma infelicidade sua); que Wanderley não tem cacife pra jogar num clube grande; que Marquinhos e Fierro não criam jogadas; que Felipe é tão presepeiro quanto Bruno, embora igualmente bom goleiro.

Ou então que Marcel só disputaria vaga com Wanderley, e num clube de médio pra pequeno; que Ramon esqueceu de jogar futebol; que Jefferson é camisa 10 de Série C; e que Zé Roberto ainda faz muita falta.

Parece que o preparo físico do Flamengo, devido talvez ao intenso ritmo da primeira etapa, faltou depois da parada técnica no segundo tempo. Renato é sério candidato a substituições frequentes, e Williams sabe tudo de desarme, e só.

Acredito que o Vasco se recupere na Taça Rio, desde que com um técnico decente e com uma diretoria firme. Demoraram demais pra peitar as estrelinhas apagadas, e isso reflete no trabalho como um todo.

O Fluminense ainda é o time a ser batido. Mas pelo que se viu contra Olaria e Cabofriense, quem faz o primeiro gol contra o tricolor complica demais a vida de Muricy. Até porque os times treinados por ele são armados pra fazer logo o resultado, e com frequencia ficam perdidos quando a situação é diferente disso. (Talvez aí esteja a razão do Zangado não ganhar nada em mata-mata.)

No retrovisor das Laranjeiras já surgem Botafogo e atrás, o Flamengo. Espero que o Vasco engrene para termos clássicos nas semifinais (ao menos da Taça Rio), pois só assim o campeonato fica mais interessante.

Nenhum comentário: