segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doideira


O Botafogo vive dias de Flamengo desde o fim do ano passado. Depois de lidar com as indisciplinas de Jobson e com as mentiras de Somália, agora o clube precisa gerenciar a crise entre seu maior ídolo e artilheiro com o treinador que deu um jeito no time em 2010.

Só os resultados em campo vão dizer não quem tem razão, mas se Joel Santana dura no cargo. Pois a questão é delicada para a diretoria. Loco Abreu era o ídolo que o Botafogo precisava há tempos: confiante, goleador, líder. E o principal: sem o ranço da Era Cuca e seu derrotismo emocional.

Por outro lado, não há como negar o trabalho de Joel na arrumação tática do time no ano passado, assim como o jeito paternal de proteger o elenco após o 0x6 pro Vasco. E as "tiradas da cartola" diante do departamento médico lotado em pleno Brasileirão.

No entanto Joel possui um defeito que, cedo ou tarde, se revela em todos os times que treina: ele parece seguir à risca o "em esquema que está ganhando não se mexe". E se o perfil atual dos atletas e a incompetência da imprensa esportiva não permite olhares mais críticos, isso não acontece com o rodado Loco Abreu.

Se você ainda duvida, veja a carta do camisa 13 para esclarecer o ocorrido após o primeiro jogo do Carioca. Perceba que ele bota na conta do jornalista o telefone sem fio, mas mostra personalidade para admitir suas opiniões.

Loco é bem categórico ao dizer que a entrevista pós-jogo é mesmo a sua opinião, sem botar a culpa na "cabeça quente". E o que ele disse, afinal? O óbvio: que já passou da hora do Botafogo sair do espírito defensivista. Que serviu num contexto específico em 2010, mas que não necessariamente é o melhor agora.

Mas essa flexibilidade Joel não tem. Perguntem aos torcedores dos demais times cariocas: em determinado momento, todo mundo fica de saco cheio da mesmice dos esquemas defensivos do Natalino. Uma estratégia que funciona perfeitamente para os momentos em que ele chega nos clubes - apagando incêndio. Faz o time parar de tomar gols e consegue vitórias suadas. Como questioná-lo então?

Porém quando é a hora de evoluir, fazendo os demais times (principalmente os pequenos do Carioca) terem medo do Botafogo, Joel não quer mudar. Loco já percebeu isso, e parece não aguentar mais.

E agora, diretoria?

ATUALIZAÇÃO: Loco Abreu retirou a carta de seu site.

Nenhum comentário: