terça-feira, 3 de maio de 2011

Cuca é o melhor técnico do Brasil

Aquele chorão?

Aquele que perdeu um monte de títulos na final?

Aquele que só tem um título expressivo na carreira?

Esse mesmo.

Ao contrário de tantos renomados "professores", Cuca é o único que ainda sabe fazer o básico: montar um time. Tanto no São Paulo (que chegou à final da Libertadores) quanto no Botafogo e no Cruzeiro, Cuca chegou no início da temporada, foi revelando jogadores desconhecidos com outros mais famosos, dando o equilíbrio necessário.

E mais: Cuca sempre dá um jeito de colocar os craques pra jogar na posição deles. Você imaginaria um time titular com Roger e Montillo? "Não, dois meias enfraquecem a 'pegada' do meio-campo! É fragilizar demais a defesa!". Pois o Cruzeiro nem sentiu isso em 2011.

E ainda tem Gilberto, já nos seus 30 e poucos. "O cara não aguenta jogar de lateral! Vai ser um peso pro time!". Mas tem talento, se cuida, é comprometido. Tem que jogar, e está jogando muito bem. Graças ao Cuca.

Enquanto muitos técnicos arrogantes gostam de dizer o tempo todo que sabem de futebol, que os jornalistas que os entrevistam não sabem de futebol, que no futebol não pode isso e nem aquilo, Cuca (e sua eterna cara triste) prefere trabalhar arduamente. Treina, experimenta, não se rende às soluções fáceis e óbvias. Não precisa ficar ressaltando que sabe, mostra que sabe.

Honrando as tradições do futebol brasileiro, seus times são ofensivos, goleadores, impiedosos. Se o campeonato mineiro não é parâmetro, veja o estrago que o Cruzeiro fez na Libertadores. Pode até cair no mata-mata. E daí? O Barcelona caiu na Liga dos Campeões em 2010 e ninguém questionou seu método de trabalho.

O problema é que Cuca ainda não tem um caminhão de títulos. Aí, ele não pode ser classificado como o melhor do Brasil. Concordo que é um critério que deve ser levado em conta. Mas o que é feito hoje são dois pesos e duas medidas. Muricy comete atentados terroristas com o futebol de seus times, mas como é 500 milhões de vezes campeão brasileiro, dane-se a qualidade do que ele apresenta.

E diante desse quadro todo, Cuca ainda mostra que é corajoso. Não muda sua maneira de ver o futebol mesmo que tenha ganhado um rótulo de chorão, que não seja reconhecido, que não ganhe tantos títulos. A tentação contínua é render-se ao óbvio, encher o Cruzeiro de volantes e pronto, será aceito na maçonaria do bom futebol.

Mas assim ele não quer. Seria falsidade ideológica. E contra tudo e contra todos, Cuca prossegue fazendo o que acha melhor pra ele - e pro futebol.

Qual time com Wallyson, Ortigoza, Diego Renan, Brandão seria favorito para o título da Libertadores? O time de Cuca, claro.

Um comentário:

José Dias, o agregado. disse...

Cuca é, sem dúvida, um bom técnico.
Mas, mesmo assim, foi uma aposta cruzeirense. Que continue dando certo, o Brasil carece de técnicos que enxerguem o futebol como velocidade, habilidade, criação de espaços.
Ténicos que amarram o jogo como se fosse macumba tá cheio!