domingo, 25 de janeiro de 2009

Finalmente, 2009!

Não sou muito fã dos Campeonatos Estaduais. Prefiro torneios regionais como o Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas ou Norte-Nordeste, que aconteceram há alguns anos.Ou que os Estaduais sejam mais curtos. Enfim, a CBF ignora meus apontamentos e prossegue abrindo o calendário profissional de futebol com eles.

No Rio...

Maicossuel: se o futebol for tão bom quanto o nome é esquisito, o Botafogo está feito. Fez um golaço pra ninguém ter saudade de Lúcio Flávio e mais outro demonstrando visão de jogo. Também fez uma "fila" no segundo tempo, driblando toda a defesa do Boavista, parecendo ter habilidade. Resta saber se o resto do time vai acompanhá-lo.

Aliás, esse jogo teve dois lances raros: um gol que não existiu (só na câmera lenta dá pra ver a bola passando ao lado da trave na cabeçada de Alessandro) e um gol anulado em que o Botafogo foi claramente beneficiado (não mais que o Flamengo, como veremos adiante). Mas se fosse contra o time de General Severiano, eles teriam assunto pra semana toda...

Coitado do vascaíno. Ou do Vasco? Perder em casa, na estréia, para o Americano de Campos não vai fazer nada bem pra auto-estima cruzmaltina. Dorival Junior parece estar com um discurso realista, mas dsde 2008 a torcida já está sobrecarregada de tanto realismo. Se Carlos Alberto, Léo Lima e Alex Teixeira liderarem o time no talento com a bola no pé, acredito que o Vasco tem chance de fazer um bom trabalho nesse Campeonato Carioca.

O Flamengo foi nada mais, nada menos que um dejá vu: mesmo time, mesmo esquema tático, mesma falta de criatividade, o mesmo Juan destoando e salvando a pátria. É um crime ver Marcelinho Paraíba desperdiçado no ataque e Kléberson desfilando sua inutilidade por quase 90 minutos no meio-campo. Se Zé Roberto não encarnar a camisa 10 que o rubro-negro precisa, haja paciência.

Mas nada foi pior do que o gol do Friburguense pessimamente anulado. Nem os jogadores do Fla reclamaram, e a constrangida vitória por 1 x 0 acabou sendo injusta para o goleiro Adriano, um paredão de 40 anos de idade.

O Fluminense resolveu acompanhar o Vasco na decepção da primeira rodada, levando um 3 x 1 da Cabofriense (vejam o grande Jaíton dançando no último gol). Como foi o time mais mudado pelos reforços, há o desconto do desentrosamento. Mas não precisava ter chegado a tanto... O tricolor deve estar pronto mesmo no segundo turno, com Thiago Neves podendo fazer a diferença.

Em São Paulo...

Tudo leva a crer que esse vai ser o paulistão dos centroavantes natos, dignos da camisa 9. Keirrison, Washington e Kleber Pereira (os 3 artilheiros do último Brasileirão) não decepcionaram suas respectivas torcidas. Assim como o Fla, conta a favor do tricolor paulista a manutenção da base de 2008.

O Corinthians venceu o Bragantino no sufoco. Aliás, fora a "euforia Ronaldo", não dá pra entender a badalação em torno do Timão, cujo elenco é formado por jogadores renegados em seus antigos times: Souza, Cristian, Túlio, Jorge Henrique, Wellinton Saci... Não dá pra levar fé num time desses.

2 comentários:

André Marques disse...

Falaê Marcos. Eu concordo com você, por mim voltariam os regionais e se encurtaria os estaduais. O problema é que isso não é interessante para a FERJ e nem para a Federação Paulista. Por isso, a CBF, com rabo preso, não incentiva os regionais.

Sobre o jogo do Botafogo, achei muito fraco. Sinceramente tenho dúvidas quanto ao gol anulado. Acho até que muitas emissoras de rádio e TV também ficaram na dúvida. Agora, o maior absurdo aconteceu na bola que passou por fora da rede. Concordo que deveria ser anulado, mas com ajuda da TV? Estão legitimando a TV como influenciadora do espetáculo? Ou se oficializa esse troço ou que a TV não dê palpite!
Sobre o Maicosuel, ele realmente foi o único que se salvou no jogo de sábado. Fazer a torcida esquecer Lúcio Flávio não vai ser nem um pouco difícil: basta continuar acertando bons passes e chutes, pois em termos de velocidade e dedicação o Maicosuel já se mostrou muito superior.

Fernando BH disse...

Marcos, enviei um e-mail pra você (no lessa27). Aguardo resposta! Grande abraço!