domingo, 7 de dezembro de 2008

O futebol também é justo

(Foto: Tom Dib - Lance!)

Normalmente o futebol, ao ser comparado com outros esportes, é classificado como um esporte que nem sempre é justo, onde o pior pode vencer o melhor. Mas ele também pode fazer justiça com quem trabalha direito. Não é por outro motivo que o São Paulo é hexacampeão brasileiro.

Enquanto todos os outros times aguardavam o tropeço dos adversários, ou ficavam na expectativa do que fariam em 2009 SE alcançassem seus objetivos, o São Paulo só olhava para si mesmo. Focava nos seus próprios esforços para chegar a seus objetivos. Ficou boa parte do tempo fora do G-4 e nunca contou com vacilos de seus rivais diretos - mas pensava em vencê-los sempre que tivesse oportunidade.

Portanto, sem alarde e sem dar nenhum tipo de vexame, o tricolor paulista chegou ao título, com justiça.

Quanto às vagas para a Libertadores, o Grêmio também fez por merecer. Só não levou o título porque, se formos analisar, tem um elenco e um técnico mais limitados que os do São Paulo. No entanto, a gauchada tricolor pode se orgulhar do time que praticamente não ficou abaixo do terceiro lugar por 38 rodadas.

Cruzeiro e Palmeiras devem dar graças a Deus, ou ao Flamengo, por estar na principal competição sul-americana de 2009. Os três times nunca demonstraram firmeza na busca pelo título, e a vaga na Libertadores parecia uma brincadeira de "batata quente" entre eles (se o rubro-negro carioca tivesse entrado no lugar de um dos outros dois, a avaliação seria a mesma).

Com a conquista da Copa Sul-Americana 2008 pelo Internacional, a competição ficou mais atraente para os times brasileiros. Goiás, Vitória e Coritiba merecem tal vaga. Os Atléticos (MG e PR) conseguiram um feito, já que tinham tudo pra seguir rumo à Série B. Botafogo (por tudo o que passou fora de campo) e Fluminense (graças a Renê Simões), também saíram no lucro.

A zona do rebaixamento também não teve ocupantes fora do normal (embora o Náutico também merecesse estar lá). Ipatinga, sem comentários; a Portuguesa contratou os jogadores necessários tarde demais; o Figueirense flerta com a Série B faz tempo; e o Vasco...

O que podemos dizer do cruzmaltino? Passou por uma brusca mudança de comando que mexeu com as estruturas do clube (inclusive as financeiras), não conseguiu montar um elenco com a mínima qualidade, e não foi feliz na escolha dos técnicos. Acho injusto culpar Roberto Dinamite, cujo trabalho (e de sua inexperiente diretoria) só poderá ser avaliado a partir de 2009.

Assim se encerra o Brasileirão 2008, um dos mais equilibrados que já houve. É hora dos dirigentes (e da torcida) olharem criticamente para os resultados finais do campeonato e não cometerem os mesmos erros. Mas isso não é nada garantido...

Nenhum comentário: