terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fluminense e Barcelona, Barcelona e Fluminense

É, o título deste post faz alusão a uma das melhores zoações já feitas contra um time de futebol. Mas acaba sendo uma referência irônica, pois o Fluminense atual é todo ano campeão e com grandes chances de ser o papão de títulos nesta década. Além desses fatores, há outra semelhança com o Barcelona: as peneiras de Xerém revelam tantos (ou mais) talentos que as "Canteras" catalãs.


Todo mundo fala da Unimed, mas o Flu sempre tem muita gente boa formada em casa, coisa que tudo que é diretor de futebol hoje em dia está prometendo fazer. Além dos medalhões de sempre, todo elenco precisa de uma base boa e barata pra se manter e ser campeão, fazendo boas campanhas com frequência.

Se ainda discordam, vejam a lista: Mariano, Wallace, Rafael, Leandro Euzebio, Elivélton, Fabio, Digão, Danton, Maicon, Arouca, Alan, Samuel, Marcos Junior, Wellington Nem. Considerando que alguns desses já foram vendidos (e talvez aí resida uma crítica à gestão tricolor), é de espantar a renovação quase que automática das revelações.

Xerém e seus olheiros deveriam ser um case científico. Tudo que é clube tem peneira, mas por que a do Fluminense sempre revela bons jogadores com condições de serem titulares em suas posições? Ainda que alguns não vinguem, a proporção de sucessos é de espantar.

Pra completar, o diretor de futebol do clube é Rodrigo Caetano, que se indispôs com o Vasco, dentre outras coisas, pela má gestão das categorias de base. Ou seja, o futuro do Fluminense está garantido.

Nenhum comentário: