quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Thiago Neves é seleção


Será o terceiro post seguido em que vou abordar o mesmo tema, peço paciência. Mas é uma evolução: primeiro, o fato de que não temos jogadores decisivos. Depois, Adriano, a remota esperança. E agora, uma opção possível: o camisa 10 do Fluminense.


Ninguém pode negar o talento de Thiago Neves com a bola nos pés. Sabe finalizar, passar, faz gols de falta e de cabeça, tem velocidade e inteligência. Também não é indisciplinado dentro ou fora de campo. Tecnicamente, já estaria apto.

Porém Thiago Neves também é decisivo. Mesmo apagado no jogo, logo ele aparece para fazer o gol da vitória. E não há partida difícil: é gol na Bombonera, três na final da Libertadores com Maracanã lotado, além dos tentos em tudo que é clássico. Sem contar as assistências.

Ou seja, bobeou, Thiago Neves confere. E aí está o outro aspecto necessário para um jogador de Seleção: fazer o adversário ficar com medo, de olho nele. Era a característica presente em Romário e Ronaldo.

Thiago Neves faz com que o torcedor possa confiar mais no time se ele estiver em campo. Pergunte aos torcedores de Flamengo e Fluminense. E isso também traz confiança aos demais jogadores.

Pode parecer que estou exagerando e, mais uma vez, a realidade prova que não. Há 15 anos Thiago Neves seria uma terceira opção para o escrete canarinho, mesmo considerando o caráter decisivo.

Mas olhando a situação atual... Thiago Neves merece no mínimo estar entre os 22.



5 comentários:

Rômulo Dias disse...

Também não! Também não! A única coisa que o Thiago Neves tem em comum com a seleção é o fato de ficar da cor da amarelinha nos jogos decisivos. Sempre foi bom jogador e jogou muito, mas muito mais que o Ronaldinho na passagem pelo Flamengo. Contudo, não é decisivo. Já que a questão é pensar no futebol nacional vou de Elano, que foi execrado pelo Muriçoca, mas está fazendo a diferença no Grêmio Mas acho que estamos muito bem de meio campo. Na minha visão precisamos de volantes de mais categoria e zagueiros com cara de zagueiro, corpo de zagueiro e ignorância de zagueiro.

Marcos André Lessa disse...

Cara, mas naquela LIbertadores de 2008 e em todos os clássicos (seja no Fla ou no Flu o cara sempre foi decisivo.

Rômulo Dias disse...

Sei lá. Eu gosto dele como jogador, mas acho que a gente está muito bem servido no meio com a garotada. Outra discussão que a gente podia desdobrar aqui é a respeito dos laterais. Acho que é o momento de repensar a função dos laterais, porque 1) Nós não temos bons laterais hoje e 2) O suposto novo papel desempenhado pelo lateral a partir da década de 1990 não é entendido nem mesmo pelos laterais. O goleiro pede para os caras saírem. Os zagueiros pedem para eles ficarem. Enfim. Uma arqueologia da posição, por favor!

Marcos André Lessa disse...

Eu acho q que estamos bem servidos no meio da garotada quanto ao talento. Mas não alguém confiável pra decidir e meter medo.

Boa discussão essa dos laterais, hein? Leo Moura que o diga.

André Marques disse...

Ele joga muito, mas tenho minhas dúvidas se é decisivo.
Às vezes penso que a Libertadores foi exceção e não regra.
Lembro de vários confrontos de finais e semifinais de turno entre Botafogo x Fluminense e em todas ele sumiu do jogo.